Trata-se de uma industrialização que, como o nome sugere, foi historicamente atrasada em relação à original e ocorreu em muitos países subdesenvolvidos [. ]. Foi mais comum no século XX, embora, em alguns casos, tenha se iniciado de forma tímida no fim do século XIX. Vesentini, José William. Geografia: o mundo em transição. São Paulo: Editora Atica, 2012. P. 67. A forma de industrialização que foi comum no Brasil e seu aspecto no pós guerra pode ser descrita como A do tipo clássica, caracterizada pelo predomínio das chamadas "indústrias de chaminés", hoje obsoletas. B do tipo planificada, vista como a única forma de os países periféricos conseguirem se industrializar, sobre a forte proteção do Estado. C do tipo tardia, realizada, em geral, com a presença de capital estatal e privado. D do tipo planificada, realizada em países socialistas e keynesianistas, procurando articular o setor de bens de consumo. E do tipo tardia, realizada graças à emancipação econômica apenas recentemente conquistada pelos países subdesenvolvidos
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
O texto refere-se à industrialização tardia, como aquela que aconteceu no Brasil a partir dos anos 1930, em grande parte financiada pelo capital estatal. Está correta a alternativa C.
A Industrialização Brasileira
O Brasil passou a se industrializar de verdade só a partir da Era Vargas (1930-1945), quando passou a investir sobretudo nas chamadas indústrias de base e no modelo conhecido como industrialização por substituição de importações (ISI), que duraria pelo menos até os anos 1990.
A razão da demora brasileira em industrializar-se tem a ver com a predominância da agricultura, que dominou a economia brasileira desde os tempos coloniais.
Saiba mais sobre a industrialização do Brasil: https://brainly.com.br/tarefa/36514084
#SPJ4
Perguntas interessantes