Trata-se de uma forma de literatura popular escrita em geral de uma forma rimada, que pode ser oral ou impresa em folhetos que podem ou não ser expostos em cordas- daí o nome de cordel. Essa prática veio de Portugal e se popularizou mais nos Estados nordestinos do Brasil, mostrando histórias folclóricas de amor ou do cotidiano da cultura popular regional. Em alguns casos, além das rimas há também xilogravuras. Assinale a alternativa que apresenta essa expressão artística (A)revista literária (B)poema abstrato (C)literatura de cordel (D)Revista em quadrinhos (E)Livro paradidatico
Soluções para a tarefa
Literatura de cordel é o nome dado à expressão artística popularizada no Brasil, sobretudo, na região Nordeste, em que a poesia rimada, escrita em folhetos ou expressada oralmente no improviso, aborda temas cotidianos e histórias reais ou ficcionais, enfatizando a cultura popular. (Alternativa C)
A literatura de cordel
A literatura de cordel ficou assim chamada devido os folhetos impressos ficarem em exposição pendurados em varais de cordas. Essa expressão artística ganhou notoriedade no Brasil em meados do século XIX e mantém-se viva até os dias atuais.
Apesar da popularidade, a escrita do cordel possui regras e técnicas específicas. Dentre as características dessa arte, destacam-se:
- métrica: é a combinação dos números de sílabas e versos.
- rima: é a terminação idêntica de sons no contexto da métrica.
- oração: frase completa com verbo e sentido.
- verso: as linhas da estrutura do cordel
- estrofe: grupo de versos que completam um sentido e obedecem a métrica.
Muitos cordéis ainda utilizam a xilografia como forma de ilustrar as histórias.
Aprenda mais sobre Literatura de Cordel em: https://brainly.com.br/tarefa/9786258#
#SPJ1