Sociologia, perguntado por marinasizilio7127, 1 ano atrás

Trata-se de um pensador cujas idéias podem ser sintetizadas considerando que a fortuna, ou seja, as circunstâncias são complexas e mutáveis, e a natureza humana maléfica. Para transformar as circunstâncias a seu favor e, literalmente, fazer com que roda da fortuna gire a seu favor, o príncipe deveria usar toda a sua astúcia para identificar exatamente o momento de usar e de relegar a virtú – que é a regra – para agir contra a fé e a caridade, para que, conservando a paz (preparando-se sempre para a guerra), o Governo pudesse enfim garantir o bem comum. Que pensador é esse e qual sua obra principal? a. Thomas Hobbes, O Leviatã. b. Nicolau Maquiavel. O príncipe. c. Montequieu. O Espírito das Leis d. Jean Jacques Rosseau. Em defesa da ordem social e. Voltaire. Tratado sobre a Tolerância


eduardasonho: Qual a resposta

Soluções para a tarefa

Respondido por carlosthiagorooxj3h0
57
b - Nicolau Maquavel
Respondido por karinnamlo
6

Resposta:

b. Nicolau Maquiavel. O príncipe.

Explicação:

correção pela Unifran

0,15 em 0,15 pontos

O livro O Príncipe foi escrito por Nicolau Maquiavel em 1513, e lançado depois de sua morte em 1532. Trata-se de um dos tratados políticos mais importantes do mundo ocidental e fundamental para a construção do conceito de Estado Moderno.

Analise os trechos abaixo e determine qual pertence a ele.

a) O fim último, causa final e desígnio dos homens (que amam naturalmente a liberdade e o domínio sobre os outros), ao introduzir aquela restrição sobre si mesmos sob a qual os vemos viver nos Estados, é o cuidado com sua própria conservação e com uma vida mais satisfeita. Quer dizer, o desejo de sair daquela mísera condição de guerra que é a conseqüência necessária (conforme se mostrou) das paixões naturais dos homens, quando não há um poder visível capaz de os manter em respeito, forçando-os, por medo do castigo, ao cumprimento de seus pactos e ao respeito àquelas leis de natureza.

b) O príncipe não precisa ser piedoso, fiel, humano, íntegro e religioso, bastando que aparente possuir tais qualidades (...). O príncipe não deve se desviar do bem, mas deve estar sempre pronto a fazer o mal, se necessário.

c) O objetivo das colônias é o de fazer o comércio em melhores condições [para as metrópoles] do que quando é praticado com os povos vizinhos, com os quais todas as vantagens são recíprocas. Estabeleceu-se que apenas a metrópole poderia negociar na colônia; e isso com grande razão, porque a finalidade do estabelecimento foi a constituição do comércio, e não a fundação de uma cidade ou de um novo império ...”

d) O Homem é bom por natureza.

e) “Não é aos homens que me dirijo, é a ti, Deus de todos os seres, de todos os homens e de todos os tempos (…). Que as pequenas diferenças entre as vestimentas que cobrem nossos fracos corpos, entre nossos costumes ridículos, entre todas as nossas leis imperfeitas, entre todas nossas opiniões insensatas (…) que todas essas pequenas nuances que distinguem os átomos chamados homens não sejam motivos de perseguição.”

Resposta Selecionada:  

b. Nicolau Maquiavel. O príncipe.

Perguntas interessantes