ENEM, perguntado por GabrelBorges9431, 1 ano atrás

trata-se de um instrumento de análise científica, uma construção do pensamento através do qual se conceitua fenômenos e se identifica na realidade específica, suas manifestações. permite, inclusive, a comparação de diferentes manifestações. são uma construção abstrata a partir de casos particulares analisados, não podem ser definidos como um modelo perfeito a ser buscado. esta definição de aplica: escolha uma:

Soluções para a tarefa

Respondido por thaissacordeiro
59

Resposta: d. Ao tipo ideal, instrumento de análise proposto por Weber para alcançar a explicação dos fatos sociais.

Explicação:

Para Max Weber, o 'tipo ideal' consiste em uma série de significados comuns que são usados em um processo, para que assim, possa ser realizada a comparação com os demais processos que possuem outras características.

Esses processos envolvem as questões sociais, que são o objeto principal do estudo de Weber.

Outros exemplos de 'tipo ideal' são: poder, autoridade, feudalismo, etc.

Abraços!

Respondido por gilnascimento81
17

Resposta:

b-) ao tipo idela, instrumento de análise proposto por Weber para alcançar a explicação dos fatos sociais.

Explicação:

corrigido pelo AVA

O fato social são os agentes reais ou o conjunto de maneiras que estão no centro de uma sociedade. Esta definição foi formulada pelo fundador da sociologia, Émile Durkheim (1858-1917).

Durkheim define fato social como os instrumentos sociais e culturais que determinam as maneiras de agir, pensar e sentir na vida de um indivíduo. Assim, o fato social o obriga a se adaptar às regras da sociedade.

Exemplos de fato social são as normas sociais, valores, convenções e regras que existem independente da vontade e da existência do indivíduo, como explica Durkheim.

A tese central de Durkheim aponta que o fato social está na percepção do indivíduo. Esta será condicionada por realidades sociais que impõem os limites do comportamento a serem aceitos pela sociedade.

Perguntas interessantes