Português, perguntado por Usuário anônimo, 5 meses atrás

Trata as necessidades de forma emergente. Ou seja, entende-se que as necessidades humanas
podem ser aprendidas ou socialmente adquiridas, de acordo com as experiências do indivíduo
durante sua vida. A partir da sua interação com os ambientes u físico e social, possibilita uma curva de
experiência, em que acumulam-se conhecimentos e evoluem as suas necessidades. Este texto
refere-se a qual teoria?


a. Teoria do reforço de Skinner.

b. Teoria da equidade de Stacy Adams.

C. Teoria das necessidades adquiridas de McClelland.

d. Teoria dos dois fatores de Herzberg.

e. Teorias X e Y de McGregor.

Soluções para a tarefa

Respondido por matheuspereirax0
1

Resposta:

Teoria da realização ou das necessidades adquiridas de McClelland

Explicação:

A Teoria da realização ou das necessidades adquiridas de McClelland

Trata as necessidades de forma emergente. Ou seja, entende‑se que as necessidades humanas podem ser aprendidas ou socialmente adquiridas, de acordo com as experiências do indivíduo durante sua vida. A partir da sua interação com os ambientes físico e social, possibilita uma curva de experiência, onde acumulam‑se conhecimentos e evoluem as suas necessidades.

A seguir, apresentam‑se as necessidades identificadas por McClelland:

Necessidade de realização: aspirações de se destacar pelas suas potencialidades. Prevalece o desejo de ser o melhor, mais eficiente e buscar a excelência no que faz. Necessidade de empreender, correndo riscos calculados, assumindo responsabilidade e estabelecendo e alcançando os seus objetivos.

Necessidade de poder: Necessidade de fazer prevalecer a sua vontade em detrimento da vontade dos outros. Vontade de assumir o controle das situações, influenciando os demais para a consecução dos resultados desejados ou comuns. Desenvolver e exercitar um grande poder pessoal de persuasão, destinando‑se à assunção de postos de liderança.

Necessidade de afiliação: Necessidade social humana. Desejo de relacionamento social, interpessoais, de amizades. Nesta fase, os relacionamentos são duradouros e muitas vezes priorizados em excesso, deixam em segundo plano a realização do trabalho. O que importa é o relacionamento intenso e satisfatório com os demais membros do grupo.

Para a efetiva gestão do processo de satisfação de suas necessidades, o indivíduo tem necessidade de muitos e confiáveis feedbacks, para que haja um reforço positivo, em prol de sua busca pela plenitude. O importante neste processo é o estabelecimento de objetivos e metas desafiadoras e que estimulem e motivem o indivíduo a enfrentar as barreiras, conquistar, e a partir daí, sentir‑se pleno e satisfeito.

Perguntas interessantes