Biologia, perguntado por THIAGOPH, 1 ano atrás

trasformacao do zigoto ao nascimento

Soluções para a tarefa

Respondido por MachineHeadFemme
1
Após a fecundação, o zigoto (fusão dos núcleos do espermatozóide com o óvulo) sofre várias divisões mitóticas, originando várias células, todas diplóides (2n). As fases do desenvolvimento embrionário são: Segmentação(multiplicação celular), Gastrulação (formação dos chamados folhetos embrionários,camadas de células que originarão os diferentes tecidos do corpo) e Organogênese, que é enfim, a diferenciação dos tecidos e a formação dos órgãos. 
Após as divisões celulares, o zigoto forma uma estrutura chamada blastocisto, que por volta do sexto dia após a fecundação, implanta-se na parede do útero. A partir disso ocorre a formação dos anexos embrionários, e no décimo dia o blastocisto encontra-se envolto pelo âmnio e ligado à uma estrutura que originará o cordão umbilical. 
Por volta do 16º após a fecundação, o embrião já está mais crescido e está ligado à placenta pelo cordão umbilical. (A placenta é formada pela mucosa uterina da mãe e as estruturas cório e alantóide do embrião). O embrião nutre-se, portanto, pelo cordão umbilical e a placenta, que leva os nutrientes do sangue da mãe para o sangue do feto, por difusão.
Com nove semanas, o embrião já apresenta sistema nervoso, coração, braços e pernas. Mede cerca de 5 cm, sentado. Com 30 semanas, já mede 20 cm, e a partir disso, ganha peso, desenvolvem-se unhas e cabelos.
Com 38 semanas, o feto já está se preparando pra nascer. Há dois tipos de parto: o natural, e a cesariana:
O natural inicia-se com o rompimento da bolsa de líquido ammniótico, a mulher tem contrações, dilata-se o canal vaginal e a criança nasce. Há retirada do cordão umbilical e a criança espulsa dos pulmões o líquido da bolsa e respira ar pela primeira vez.
O procedimento de cesariana é uma interferência cirúrgica para retirar a criança, quando um dos procedimentos não ocorre como devia, como por exemplo, a mulher não ter tido dilatação suficiente para a passagem do bebê.

Perguntas interessantes