Transplante é o ato de transferir células, tecidos ou órgãos de um lugar para outro ou de um doador vivo ou morto a um receptor. O Brasil é o segundo país em número de transplantes, de acordo com informações da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO, 2021). O Sistema Único de Saúde (SUS) financia cerca de 96% dos procedimentos realizados no País, o que o torna o maior sistema público de transplantes do mundo. Apesar dos extraordinários avanços nas técnicas e terias pós-transplantes utilizadas, a menos que doador e receptor sejam geneticamente idênticos, os antígenos do enxerto são capazes de desencadear uma forte resposta imunológica e, consequentemente, destrutiva do mesmo, processo denominado de rejeição. Diante do tema, analise as assertivas abaixo: I. As reações de rejeição crônica ocorrem 7 a 10 dias após o transplante, pois necessitam da produção de anticorpos contra o antígeno do enxerto, portanto, são consideradas respostas rápidas. II. Os antígenos responsáveis pela rejeição aos tecidos são as moléculas do complexo principal de histocompatibilidade (MHC) que são reconhecidas por linfócitos T. III. O processo de rejeição hiperaguda ocorre quando o doador possui anticorpos pré-formados através de transfusões, gestações ou rejeições anteriores. Referente ao contexto apresentado, assinale a alternativa correta. Alternativas Alternativa 1: Somente a assertiva I está correta. Alternativa 2: Somente a assertiva II está correta. Alternativa 3: Somente as assertivas I e a II estão corretas. Alternativa 4: Somente as assertivas II e a III estão corretas. Alternativa 5: Todas as assertivas estão corretas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa 2: somente a assertiva II está correta;
Explicação:
Diante do tema, justifica-se cada assertiva:
I. Incorreta: As reações de rejeição crônica ocorrem em torno de 100 dias após o transplante, antes desse prazo são chamadas reações agudas. As reações crônicas necessitam da produção de anticorpos contra os antígenos do enxerto, portanto são respostas mais demoradas.
II. Correta: As moléculas do complexo de imunohistocompatibilidade (MHC) codificam proteínas encontradas nas superfícies das células transplantadas. A partir da exposição do MHC pelas células apresentadoras de proteínas (APC) somente os linfócito T são capazes de reconhecê-las como antígenos.
III. Incorreta: O processo de rejeição hiperaguda ocorre quando o RECEPTOR do transplante possui anticorpos pré formados, a partir de uma sensibilização prévia ou exposição, como transfusões, gestações ou rejeições anteriores.
Referente ao contexto de transplante, que é o ato de transferir células, tecidos ou órgãos de um lugar para outro ou de um doador vivo ou morto a um receptor, apenas a afirmativa II está correta, portanto a resposta é a alternativa 2.
Quais são as informações corretas sobre o transplante?
- A afirmação I nos diz que a rejeição crônica é considerada uma resposta rápida, mas a rejeição que acontece entre 7 a 10 dias por produção de anticorpos contra os antígenos do enxerto é uma rejeição aguda;
- A afirmação II está correta, pois é por meio do MHC que ocorre o reconhecimento do tecido transplantado;
- A afirmação III diz que a rejeição hiperaguda se dá por anticorpos pré-formados devido a contatos anteriores com materiais biológicos, mas não depende exclusivamente desse contato, sendo uma reação de IgG contra a classe I HLA.
Aprenda mais sobre anticorpos e rejeições em https://brainly.com.br/tarefa/15612670