Transplante de amor
Gastrite é uma inflamação do estômago. Apendicite é uma inflamação do apêndice. Otite é uma inflamação dos ouvidos. Paixonite é uma inflamação do quê? Do coração.
Cada órgão do nosso corpo tem uma função vital e precisa estar 100% em condições. Ao coração, coube a função de bombear sangue para o resto do corpo, mas é nele que se depositam também nossos mais nobres sentimentos. Qual é o órgão responsável pela saudade, pela adoração? Quem palpita, quem sofre, quem dispara? O próprio.
Foi pensando nisso que me ocorreu o seguinte: se alguém está com o coração dilacerado nos dois sentidos, biológico e emocional, e por ordens médicas precisa de um novo, o paciente irá se curar da dor de amor ao receber o órgão transplantado?
Façamos de conta que sim. Você entrou no hospital com o coração em frangalhos, literalmente. Além de apaixonado por alguém que não lhe dá a mínima, você está com as artérias obstruídas e os batimentos devagar quase parando. A vida se esvai, mas localizaram um doador compatível: já para a mesa de cirurgia.
MEDEIROS, Martha. Non-Stop. Porto Alegre: L & PM, 2001. p. 43.
No período “Você entrou no hospital com o coração em frangalhos, literalmente.”, o vocábulo “literalmente” não apresenta o mesmo processo de formação da palavra:
A
Garfada.
B
Eleitorado.
C
Chapelaria.
D
Pastagem.
E
Justaposição.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
O vocábulo “literalmente” NÃO apresenta o mesmo processo de formação da palavra:
E) justaposição
O vocábulo "literalmente" foi formado pelo processo de derivação sufixal ou sufixação, pois foi acrescentado o sufixo -mente à palavra "literal".
literal + -mente = literalmente
Esse é o mesmo processo das palavras:
grafia + -ada = grafada
eleitor + -ado = eleitorado
chapéu(l) + -aria = chapelaria
pasto + -agem = pastagem
Já "justaposição" é formada pela junção de duas palavras sem perda de fonemas. Não há sufixação.
justa + posição = justaposição
Perguntas interessantes