Transforme as frações impróprias em número misto e os números mistos em frações impróprias:
a) 5 2/3
b) 13/2
c) 10 1/5
d) 35/6
Soluções para a tarefa
Resposta:
como você pode notar, para transformar uma fração imprópria em um número misto, devemos dividir o numerador pelo dominador.o quociente será a parte inteira do número,e o resto será numerador da fração restante,que terá o mesmo denominador que a original.
Explicação passo-a-passo:
usamos como exemplo a fraçao
22 .
5
quando realizamos 22÷5, temos 4 e sobram 2 ou seja, o quociente é 4 e o resto é 2.
Como transformar um número misto numa fração imprópria.
Usemos como exemplo o número: 5
3_
8 que
significa três unidades inteiras e mais cinco oitavos. Observe que o denominador da parte fracionada é , para transformar essa expressão numa fração imprópria, devemos contar quantos oitavos existem no total: os conteúdos da parte inteira, mais os que representam a parte fracionada, que são cinco.
significa três unidades inteiras e mais cinco oitavos. Observe que o denominador da parte fracionada é , para transformar essa expressão numa fração imprópria, devemos contar quantos oitavos existem no total: os conteúdos da parte inteira, mais os que representam a parte fracionada, que são cinco. Agora devemos responder esta pergunta: quantos oitavos existem em três unidades inteiras? Note que para completar uma unidade, são necessários oito oitavos, portanto, três unidades inteiras 3×8=24 são oitavos.
são oitavos. Agora podemos dizer que há vinte e nove oitavos: nas três unidades da parte inteira, mais os cinco que estão na parte fracionada. Por isso .
são oitavos. Agora podemos dizer que há vinte e nove oitavos: nas três unidades da parte inteira, mais os cinco que estão na parte fracionada. Por isso .Três inteiros e cinco oitavos são vinte e nove oitavos.
são oitavos. Agora podemos dizer que há vinte e nove oitavos: nas três unidades da parte inteira, mais os cinco que estão na parte fracionada. Por isso .Três inteiros e cinco oitavos são vinte e nove oitavos.Podemos dizer o procedimento anterior assim: dado o número misto , primeiro multiplicamos a parte inteira pelo denominador da fração: , e somamos o numerador ao resultado: , assim obteremos o numerador da fração imprópria. O denominador será o mesmo que tinha o número misto.