História, perguntado por jordansilva2, 1 ano atrás

transformação do planeta Terra

Soluções para a tarefa

Respondido por mfelipe2019
3

Resposta:

A terra, ao longo da história geológica, pode ser considerada um planeta em constante transformação. Sua estrutura interior e a sua superfície são suscetíveis a mudanças lentas e/ou bruscas. Vulcões e a tectônica de placas estão sempre ocorrendo, principalmente nas bordas das placas tectônicas, onde a atividade sísmica, decorrente dos processos de subducção, faz tremer a terra abaixo dos nossos pés.

Este é um processo natural, dadas as características da Terra que, no meu entender, é um ser vivo e, como tal, está em constante evolução através do tempo. Estes eventos, principalmente os terremotos, tais como os ocorridos recentemente no Haiti e no Chile, devem ser encarados como normais. São centenas ou até milhares de terremotos os ocorridos ao longo da história humana.

Por outro lado, a humanidade, em sua expansão territorial na busca de espaço para viver, foi ocupando quase que todos os cantos do planeta e, consequentemente, as áreas suscetíveis aos sismos, também foram ocupadas.

Assim, por estes dois motivos, a constante transformação do planeta e a ocupação humana vêm causando as catástrofes que estamos assistindo no mundo.

Pode-se argumentar que estes acontecimentos estão cada vez mais constantes. E que isso pode ser resultado de uma maior atividade das camadas interiores da Terra e, quanto a isso, diversas teorias podem ser formuladas. Mas isso é outra conversa...

Mas o que nos importa agora é como a ciência pode se não prever, pelo menos dar indicativos que os terremotos podem ocorrer em determinada época e em determinada área, para que os governos e a população possam estar avisadas e preparadas para enfrentar estes eventos.

Penso que tecnologia nós temos, falta, talvez, mais vontade política de se direcionar o conhecimento para amenizar o sofrimento de milhares de seres humanos. Mas ao Invés disso, mais armas são fabricadas, mais recursos são gastos com a guerra imperialista.

Explicação:

Perguntas interessantes