História, perguntado por henriquerodriguesq79, 5 meses atrás

trajetória q levou Pablo Neruda a ser um artista:



me ajuda pfv preciso urgente

Soluções para a tarefa

Respondido por edercesarcarv
1

Resposta: Neftalí Ricardo Reyes Basoalto, nasceu em Parral, no Chile, dia 12 de julho de 1904.

Filho do operário José del Carmen Reyes Morales e da professora Rosa Basoalto Opazo, Neruda ficou órfão de mãe muito cedo, e seu pai casou-se novamente, momento em que sua família se mudou para Temuco, em 1906.

Nos estudos primários, já apontava grande interesse pela literatura publicando seus primeiros poemas no jornal “A Manhã”.

Cursou pedagogia na Universidade do Chile, em Santiago. Ainda jovem, adotou o pseudônimo Pablo Neruda, inspirado no escritor francês Paul Verlaine e o checo Jan Neruda.

Com apenas 19 anos publica seu primeiro livro de poemas “Crepusculário” (1923), o qual fora reconhecido no meio literário. Logo após, publicou uma de suas obras mais famosas “Vinte poemas de amor e uma canção desesperada” (1924).

Neruda foi um poeta muito apaixonado, casando-se três vezes. Primeiro, casou-se com a holandesa Maria Antonieta Hagenaar. Depois com a argentina Delia del Carril e, por fim, com a chilena Matilde Urrutia, com quem permaneceu até os últimos dias.

Além de seu interesse pela literatura, Neruda atuou como diplomata e político, sendo Cônsul-Geral do Chile na Birmânia, França e Espanha, além de embaixador do México de 1940 a 1942.

Foi Cônsul da Espanha durante a Guerra Civil Espanhola (1936-1939), momento em que escreve sua obra “Espanha no Coração. Hino às Glórias do Povo na Guerra”.

Durante suas viagens conheceu os escritores espanhóis Federico Garcia Lorca (morto na Guerra Civil Espanhola) e Rafael Alberti.

No Chile, foi eleito Senador pelo Partido Comunista, em 1945. No entanto, permaneceu até 1946, pois teve que viver escondido após a eleição de Gabriel González Videla, momento de censura e repressão no Chile.

Em 1950, publica “Canto Geral”, versos de cunho político em defesa da América Latina; e dois anos mais tarde, regressa ao Chile apoiando a candidatura de Salvador Allende.

Neruda faleceu em 23 de setembro de 1973, em Santiago, no Chile, vítima de um câncer na próstata. Ele morreu 12 dias após o golpe militar de Pinochet, que derrubaria o governo de Allende.

Explicação:


henriquerodriguesq79: vlw man
edercesarcarv: Disponha. Bons estudos.
Perguntas interessantes