trajetória de vida do Leon Trotsky
Soluções para a tarefa
Leon Trotsky foi revolucionário russo, ele nasceu em uma família judia de agricultores proprietários e estudou direito na Universidade de Odessa. Desde tenra idade, ele participou da oposição clandestina contra o regime autocrático dos czares, organizando uma Liga dos Trabalhadores do Sul da Rússia (1897).
Ele foi preso várias vezes e banido para a Sibéria; mas ele conseguiu fugir dali em 1902 e juntou-se a Londres, que já aparecia como chefe da oposição social-democrata no exílio de Lenin.
Embora discordasse de sua concepção autoritária do partido, ele colaborou com ele e tentou em vão reconciliar a facção principal (os bolcheviques) com a facção rival da social-democracia russa (os mencheviques).
Foi eleito Presidente do Soviete de Petrogrado, e desempenhou um papel central na conquista do poder por Lenin, ele foi o principal responsável pela captura do Palácio de Inverno pelos bolcheviques, que estabeleceram o regime comunista na Rússia (1917).
Lenin o nomeou seu sucessor antes de morrer em 1924; mas a ambição de Stalin, que tinha forte apoio no aparato partidário, impediu-o de ganhar poder, ele foi expulso do partido e exilado em 1929. Logo Stalin le hizo asesinar por un agente soviético (Ramón Mercader).
Você pode ler mais em: https://brainly.com.br/tarefa/3021393