História, perguntado por san0san, 1 ano atrás

Trajetória de vida de Nicolau II??:
Participação na revolução russa?:
ME AJUDEMMM

Soluções para a tarefa

Respondido por suellensimao
1
O Czar Nicolau II (Nikolái Alieksándrovich Románov) foi o último Imperador da Rússia. A Igreja Ortodoxa Russa o apelidou de São Nicolau, O Portador da Paz, no entanto este chefe de estado foi um dos responsáveis pelos acontecimentos que levaram à Primeira Guerra Mundial.

Czar Nicolau II, Biografia Resumida

Nikolái Alieksándrovich Románov nasceu a 18 de maio de 1868, no Palácio de Catarina, perto de São Petersburgo. Em 1894 se tornou Czar da Rússia tomando o lugar de seu falecido pai, Czar Alexandre III. Seu reinado não agradou ao povo russo já que conduziu o país a um desastre militar e econômico, aprovando também a mobilização de 1914 que levaria à Primeira Guerra Mundial. Em 1917, durante a Revolução Russa, o trem onde seguia o Czar foi detido sendo ele obrigado a abdicar de seu título, bem como seu filho. Seguiram-se depois os episódios em que o Czar e toda a sua família direta viriam a sofrer a prisão domiciliária, acabando martirizados e abatidos um a um, incluindo suas filhas ainda pequenas, na madrugada de 17 de julho de 1918. Esta execução sangrenta terá sido ordenada pelos líderes bolcheviques, Lenin e Yakov Sverdlov, sendo as vítimas canonizadas mais tarde pela Igreja Ortodoxa Russa, apelidando-os de Mártires. Após esta Revolução e do derrube da autocracia do Czar, Vladimir Lenin tomou o poder através do Partido Bolchevique. Seguiu-se um período bastante conturbado e difícil com manifestações de operários e camponeses revoltados com as péssimas condições de trabalho e os baixos salários. Após a renúncia da monarquia, a Rússia conquistou finalmente uma liderança democrática, dando origem à União Soviética, um país liderado pelo socialismo.

A Rússia Czarista e a União Soviética

Existem grandes diferenças entre o período Czarista e apos a Revolução de 1917, se salientando os aspetos econômicos e políticos. Durante o reinado de Nicolau II a monarquia vivia daquilo que a nobreza rural lhe fornecia, classe essa dona da grande maioria das terras de cultivo. Por sua vez, a nobreza rural recorria à mão de obra dos camponeses explorando-os com baixos salários e altos impostos. Após a Primeira Guerra Mundial ouve um grande acréscimo de indústrias, crescendo também o número de operários mal pagos. Estes operários, apesar de terem uma baixa preparação acadêmica, eram mais ativos socialmente fazendo reivindicações e seguindo as ideias socialistas, ideias essas que levaram por exemplo à formação dos Sovietes (grupos organizados de operários). Estes grupos de trabalhadores eram liderados por Lenine e foram responsáveis pela revolução socialista e consequente queda da monarquia russa e o surgimento da União Soviética.

A Participação na Revolução Russa de Nicolau II

Nikolái foi uma figura mítica na história da revolução. Com sua liderança forte e centralizada, mas ainda assim pouco compreensiva e bastante rigorosa, este último Czar russo acabou por traçar o seu próprio destino fatal ao levar a nação a entrar na 1ª Guerra Mundial, o que deu ainda mais motivos ao povo para o querer ver fora do poder. No fim de tudo isto, o que fica é um pequeno período de tempo que mudou por completo a mentalidade da população russa e acabou alavancando colossalmente a sua economia!
Perguntas interessantes