tradução do texto "Matilda"
Soluções para a tarefa
'Você não para de ler nunca?', ele resmungou para ela.
'Ah, olá, Papai', ela disse agradavelmente, 'Você teve um bom dia?'
'O que é essa porcaria?' ele disse, tomando o livro das mãos dela.
'Não é porcaria, Papai, é fantástico. Chama-se O Pônei Vermelho. O autor é John Steinbeck, um escritor americano. Por que você não lê? Você vai amar.'
'Imundice', Sr. Wormwood disse. 'Se foi escrito por um americano, com certeza é imundice. Eles só escrevem sobre isso.'
'Não, Papai, é lindo, sério. É sobre...'
'Eu não quero saber,' o Sr. Wormwood rosnou. 'Já estou cansado dessas suas leituras. Vá e ache algo de útil para fazer.' Bruscamente, ele começou a rasgar as páginas do livro em pedacinhos enquanto jogava-os no lixo.
Matilda ficou paralisada, em choque. Seu pai continuou. Era praticamente certo que o homem sentia algum tipo de inveja. Como ela ousa, ele parecia dizer com cada arrancada de página, como ela ousa apreciar livros sendo que ele não pôde? Como ela ousa?
'Esse livro é de uma biblioteca!' Matilda gritou. 'Ele não é meu! Eu preciso devolvê-lo à Sra. Phelps!'
'Então você vai ter que comprar um novo, não é?' o pai disse, ainda arrancando as páginas. 'Você vai ter que guardar dinheiro da sua mesada até que tenha o suficiente no cofrinho para comprar um novo para a sua preciosa Sra. Phelps, não vai?' Com isso, ele jogou a capa agora vazia do livro na lixeira e marchou para fora da sala, deixando a televisão ligada.
A maioria das crianças, no lugar de Mafalda, se poriam a chorar descontroladamente. Ela não fez isso. Ela sentou, imóvel, pálida e pensativa. Ela parecia saber que chorar ou ficar emburrada nunca leva a lugar algum.