tradução de toda a história la reina Lobo para português
Soluções para a tarefa
Segundo uma antiga lenda da província de Ourense, na Galiza, havia uma mulher que governava seu próprio feudo e cuja crueldade lhe valeu o apelido de rainha Loba.
Entre suas implacáveis exigências aos camponeses estavam o pagamento de um porco, uma vaca e uma grande quantidade de comida, um imposto que tinha que ser pago diariamente e que as famílias se revezavam pagando. Caso um dia ele não recebesse seu pagamento, os servos da rainha Loba ficariam encarregados de incendiar a casa e as plantações, deixando-os na mais absoluta miséria, e independentemente das razões para o incumprimento.
Até que um dia os habitantes da região decidiram unir forças para acabar com essa situação, e vendo que não seria suficiente recusar o tributo, já que isso levaria à vingança da rainha Loba, eles tomaram a firme decisão de lutar contra ela. Como suas únicas saídas eram morrer de fome ou lutar, eles decidiram fazer o último, para dar a vida lutando pela liberdade.
Para o confronto, elaboraram arcos e flechas rudimentares, lanças, dardos e até pedras, e aproveitando a noite em que se dirigiam ao castelo do governante maligno.
Tanto a rainha quanto seus servos estavam confiantemente dormindo, conhecendo o terror dos camponeses, de modo que não viram a multidão determinada se aproximando deles, subindo em silêncio as muralhas do castelo. Uma vez lá dentro, as posições foram garantidas e o ataque aos anfitriões da rainha Loba começou, que, para surpresa, mal conseguiu reagir. Antes que ela pudesse reagir, a rainha ficou sem defensores e correu para se esconder no topo do castelo. Aterrorizada e sem dar crédito ao que estava acontecendo, ela viu os camponeses se aproximarem dela e, com medo do castigo que sabia que merecia, decidiu se lançar no vazio da torre.
Essa lenda de origem medieval serviu de inspiração e canto de esperança diante da opressão dos poderosos, mas também é uma homenagem aos antigos habitantes de Figueirós, que decidiram se armar com coragem para acabar com seus sofrimentos.