Tradições da região sudeste
Soluções para a tarefa
Na região Sul a congada, o cateretê, a chula, a chimarrita e a marujada são algumas das danças populares. Entre as lendas sulistas estão o Negrinho do Pastoreio, do Sapé, Tiaracaju do Boitatá, do Boiguaçú, do Curupira, do Saci-Pererê.
Na região Sudeste as lendas do lobisomem, mula-sem-cabeça, Iara e da Lagoa Santa fazem parte do imaginário popular. Na gastronomia, o folclore está presente no tutu de feijão, feijoada e carne de porco.
No Centro-Oeste, o reisado, folia de reis, cururu e tambor são danças que animam as festas populares. Na gastronomia, temos o arroz de carreteiro. Entre as lendas da região estão a do Pé de Garrafa e o Romãozinho.
Lá no Nordeste, o maracatu, o baião, a capoeira, caboclinhos, congadas e cirandas reinam nas festas populares. E por falar em festa, a região tem várias que mantém forte as tradições locais, como a do Senhor do Bonfim, Nossa Senhora da Conceição, Iemanjá, Missa do Vaqueiro, Paixão de Cristo, romarias – destaca-se a de Juazeiro do Norte, no Ceará.
A região Norte também não é diferente, as raízes indígenas estão bem presentes, como no artesanato, com as máscaras e artigos feitos em palha. As lendas do Norte também fazem parte da vida das pessoas, como a do Curupira, Vitória-Régia, Uirapuru e Boto Cor de Rosa.