Tradicionalmente o desenvolvimento do papel sexual de gênero é definido por masculino ou feminino. Atualmente, muitos especialistas no comportamento humano apontam para quatro tipos de papéis sexuais, ou identidades de gênero: masculino, feminino, andrógino e indiferenciado. Nesta nova perspectiva, há uma compreensão de que os indivíduos podem apresentar diferentes identidades de gênero, e não apenas aquela correspondente ao próprio sexo biológico. Analisando os tipos relacionados abaixo, aponte a alternativa CORRETA:
a) Andrógino: sua principal característica é o desenvolvimento de traços tanto femininos quanto masculinos.
b) Transgênero: o termo não corresponde a um tipo de identidade de gênero, e designa homens que são femininos.
c) Feminino: devido aos escores de baixa feminilidade, este tipo se aproxima muito da identidade de gênero indiferenciada.
d) Indiferenciado: são indivíduos de identidade difusa que possuem simultaneamente traços femininos e masculinos marcantes.
e) Masculino: tipo de identidade de gênero correspondente ao sexo biológico do indivíduo.
Soluções para a tarefa
A alternativa A está correta.
As questões acerca do gênero, partem de uma concepção social, onde a sociedade dita um padrão tradicional e os indivíduos inseridos nela devem cumprir.
Atualmente, nessa fase de desconstrução de ideias passadas, a temática sobre gênero e sexualidade vem sendo debatida, pois é importante que nós enquanto indivíduos saibamos respeitar o próximo independente de sua concepção sexual.
Por isso, movimentos como os LGBTQ+ e o Feminismo vem ocupando um grande espaço na busca por soluções contra a violência doméstica, o direito de voz, entre outras formas de lutar contra a repressão e o preconceito.
Resposta:
a) Andrógino: sua principal característica é o desenvolvimento de traços tanto femininos quanto masculinos.
Explicação:
De fato, uma identidade de gênero andrógina é uma construção em que o indivíduo apresenta níveis altos tanto de traços e qualidades femininas, quanto masculinas.