Tradicionalmente, o ato de conhecer, costuma-se definir conhecimento com o modo pelo qual o sujeito se apropria do objeto usando os sentidos e a inteligência. Exemplos disso são: *a) O ato do conhecimento e a intuição.
b) A intuição empírica e o produto do conhecimento.
c) O ato do conhecimento e o produto do conhecimento.
d) O produto do conhecimento e o conhecimento discursivo.
e) Conhecimento imediato e o ato do conhecimento.
2. É comum dizer que o conhecimento é um ato da razão, por meio do qual desencadeamos ideias e juízos para chegar a uma conclusão. De fato, essas etapas compõem o nosso raciocínio. Porém, é possível também que conheçamos o real também pela (a): *
a) Sensação.
b) Intuição.
c) Intermediação.
d) Intelecto.
e) Inferência.
3. Esse tipo de pensamento opera por etapas, por encadeamento de conceitos e ideias, devidamente articulados em juízos e raciocínios, levando a demonstrações e conclusões. Assim, esse tipo de conhecimento necessita do uso da palavra, da linguagem. Esse conceito está relacionado a:
a) Conhecimento discursivo.
b) Conhecimento imediato.
c) Intuição.
d) Produto do conhecimento.
e) Ato de conhecer.
4. A intuição é um conhecimento imediato, ou seja, alcançado sem intermediários, uma espécie de pensamento direto ou de visão subida. Ela se expressa de diversas, dentre elas, destaca-se um tipo onde o conhecimento imediato é apoiado em experiência que independe de qualquer conceito. Essa intuição é do tipo: *
a) Sensível.
b) Mediata.
c) Empírica.
d) Psicológica.
e) Inventiva.
5. O falso ou o verdadeiro não está na coisa em si, mas no juízo. Ao beber o líquido escuro me parecia café, emito juízos: “Este líquido não é café” e “Este líquido é cevada”. Portanto, a verdade (ou falsidade) se dá quando afirmamos ou negamos algo sobre uma coisa, e esses juízos correspondem (ou não) à realidade. Isso significa que um juízo verdadeiro é aquele que: *
a) Alcança a certeza
b) Corresponde aos fatos.
c) Que se distancia da realidade.
d) Tem aparência de verdade.
e) Não corresponde aos fatos.
6. À relação que se estabelece entre o sujeito cognoscente e o objeto a ser conhecido dá-se o nome de conhecimento. Este é um produto do pensamento e pode ser alcançado de diferentes modos. Assim, é correto afirmar que: *
a) Intuição é um tipo de conhecimento demonstrável ou pode ser provado.
b) A ciência e a filosofia buscam o conhecimento objetivo da realidade, em nada se diferenciando uma da outra.
c) O senso comum não é fonte de conhecimento, já que se baseia em crenças e valores.
d) O conhecimento transforma a realidade, assim como transforma o sujeito cognoscente.
e) O conhecimento é tanto mais fiel ou próximo da realidade quanto mais abstrato ele for.
7. Contraditoriamente aos defensores do Empirismo, os defensores do Inatismo afirmam que as ideias ou conteúdos mentais: *
a) São adquiridas por nós por meio das nossas categorias cognitivas.
b) Não podem ser adquiridas por nós.
c) São adquiridas por nós por meio da imaginação.
d) São adquiridas por nós por meio da nossa experiência.
e) Estão presentes desde o nascimento, isto é, não são adquiridos ou aprendidos.
8. A certeza é o resultado de nossa adesão ao que consideramos verdadeiro. Para entendermos as mudanças ocorridas ao longo da história da filosofia sobre as possibilidades de conhecimento da verdade, destaca-se uma dela que se funda em princípios ou alquilo que é relativo a uma doutrina com verdades não questionadas. Este conceito corresponde à:
a) Filosofia.
b) Mitologia.
c) Dogmatismo.
d) Senso Comum.
e) Ceticismo.
9. A intuição se expressa de diversas maneiras, dentre as quais há a empírica. Ela pode se apresentar como: *
a) Sensível e psicológica.
b) Imediata e discursiva.
c) Sensível e empírica.
d) Intelectual e mediata.
e) Cognoscente e psicológica.
10. A palavra "filosofia" vem do grego e é uma composição de duas palavras: philos e sophia. Assim o filósofo é: *
a) Alguém que “ama o conhecimento” busca o pensamento mitológico como condutor da razão.
b) Aquele que se deixa levar pela imaginação ao buscar a explicação racional.
c) Um apaixonado pelo conhecimento, que ama a sabedoria produzida a partir da razão com base filosófica.
d) Aquele que busca o pensamento racional como alicerce das explicações mitológicas.
e) Todo aquele que se deixa levar pela curiosidade e busca explicações míticas para o mundo.
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1 a 2 b 3 c 4 a 5 b espero yer ajudadi
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