Pedagogia, perguntado por denysessouza, 1 ano atrás

“Tradicionalmente, nossas experiências em avaliação são marcadas por uma concepção que classificadas aprendizagens em certas ou erradas e, dessa forma, termina por separar aqueles estudantes que aprenderam os conteúdos programados para a série em que se encontram daqueles que não aprenderam. Essa perspectiva de avaliação classificatória e seletiva, muitas vezes, torna-se um fator de exclusão escolar” (FERNANDES; FREITAS, 2007, p. 20). Fonte: FERNANDES, C. de O.; FREITAS, L. C. (Org.). Indagações sobre currículo: currículo e avaliação. Brasília, DF: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007. Disponível em: . Diante da citação acima, devemos pensar que, ao elaborar uma avaliação, é importante que o professor tenha claro seus objetivos, visto que, no momento que o aluno a faz, não é somente ele que está sendo avaliado, mas também o trabalho do professor é demonstrado por meio dela. Uma avaliação bem elaborada não terá caráter excludente e demonstrará o que realmente o aluno aprendeu. Partindo desse princípio, analise as afirmações que seguem e considere V para as verdadeiras e F para as falsas. ( ) A linguagem que usamos nas avaliações deve ser clara, ou seja, deve ter um comando esclarecedor e objetivo do que realmente é necessário que o aluno exponha ao realizá-la. ( ) Nas avaliações, devem aparecer conteúdos significativos, de reflexão e não apenas de memorização. Assim, quem está sendo avaliado a fará, atribuindo também significado a ela. ( ) Nas avaliações, as questões devem ser contextualizadas e coerentes, com os objetivos claros daquilo que se pretende verificar. A contextualização não deve ser somente um enunciado longo, deve estabelecer relação com o que foi trabalhado no dia a dia da escola. ( ) As avaliações devem estimular e desenvolver a compreensão leitora e a habilidade de escrita e raciocínio do aluno. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. ALTERNATIVAS V, V, V, F. V, F, V, F. F, F, V, V. V, V, V, V. V, V, F, F.

Soluções para a tarefa

Respondido por winederrn
9
Olá!

Vamos direto para a resolução da questão, sem enrolação.

Abaixo, segue a análise de cada assertiva.

I) A linguagem que usamos nas avaliações deve ser clara, ou seja, deve ter um comando esclarecedor e objetivo do que realmente é necessário que o aluno exponha ao realizá-la.

CERTO. Em uma avaliação, não vamos passar uma tarefa cheia de termos técnicos para os alunos que não tenham o conhecimento adequado.


II) Nas avaliações, devem aparecer conteúdos significativos, de reflexão e não apenas de memorização. Assim, quem está sendo avaliado a fará, atribuindo também significado a ela.

CERTO. A ideia é que o aluno entenda e consiga interpretar o conteúdo da avaliação.


III) Nas avaliações, as questões devem ser contextualizadas e coerentes, com os objetivos claros daquilo que se pretende verificar. A contextualização não deve ser somente um enunciado longo, deve estabelecer relação com o que foi trabalhado no dia a dia da escola.

CERTO. O aluno vai responder a avaliação com base na teoria que foi aplicada/estudada.


IV) As avaliações devem estimular e desenvolver a compreensão leitora e a habilidade de escrita e raciocínio do aluno.


CERTO. Vide o item II.


Espero ter contribuído.

Respondido por fabriciomanuelolivei
0

Resposta: todas verdadeiras

Explicação:

Perguntas interessantes