Tradição oral e a preservação de culturas A forma mais antiga de se conhecer histórias é através da oralidade, a história ouvida pela sua avó, cuja sua bisavó contou-lhe e que hoje sua mãe lhe conta. Talvez não tenha nenhum registro escrito, você não irá até sua estante pegar um diário e ler em voz alta as histórias de centenas de anos atrás, mas nem por isso você deixará de conhecer e encantar-se por aqueles mitos, contos, ritos e ensinamentos. [...] [...] Para muitos grupos a oralidade é a única forma de resgatar e preservar sua ancestralidade. Hoje, mais de um milhão de brasileiros não possuem o português como sua língua materna. Temos mais de 200 línguas em nosso território, onde muitas são indígenas e não possuem qualquer tradição escrita. Essas línguas, aos poucos, vêm se perdendo. A cada ano a preservação pelas novas gerações tem se tornado um desafio maior. Atualmente, milhares de brasileiros com ancestrais afro-brasileiros e indígenas desconhecem sua própria história ou acreditam não ter uma de fato. Fabiana Pinto. Tradição oral e a preservação de culturas. Capitolina, 24 mar. 2016. Disponível em: . Acesso em: 12 de mai.2020.
1. De acordo com o texto acima responda: a) Para a autora, qual é a importância da tradição oral?
b) É possível uma comunidade que não criou nenhum tipo de escrita registrar seus conhecimentos a fim de passá-los para as gerações futuras? Explique. *
Soluções para a tarefa
A) A autora enfatiza no inicio que a oralidade é a mais antiga forma de registro histórico e depois menciona que para muitos, cerca de 1 milhão de brasileiros, cuja língua não é o português, a oralidade é fundamental para preservação de suas culturas.
B) Sim, existem formas diversas de registro cultural/histórico além do escrito (apesar do escrito ser o mais notável), um bom exemplo são os objetos feitos de argila encontrados na mesopotamia que expressam a cultura da época.
Resposta:A) A autora enfatiza no inicio que a oralidade é a mais antiga forma de registro histórico e depois menciona que para muitos, cerca de 1 milhão de brasileiros, cuja língua não é o português, a oralidade é fundamental para preservação de suas culturas.
B) Sim, existem formas diversas de registro cultural/histórico além do escrito (apesar do escrito ser o mais notável), um bom exemplo são os objetos feitos de argila encontrados na mesopotamia que expressam a cultura da época.
Explicação: