História, perguntado por Ceduc1234, 7 meses atrás

tradição de todas as gerações passadas é como um pesa-

delo que comprime o cérebro dos vivos. E justamente quando pa-

recem estar empenhados em transformar a si mesmos e as coi-

sas, em criar algo nunca antes visto, exatamente nessas épocas

de crise revolucionária, eles conjuram temerosamente a ajuda

dos espíritos do passado, tomam emprestados os seus nomes, as

suas palavras de ordem, o seu figurino, a fim de representar, com

essa venerável roupagem tradicional e essa linguagem tomada

de empréstimo, as novas cenas da história mundial. Assim, Lu-

tero se disfarçou de apóstolo Paulo, a revolução de 1789-1814 se

travestiu ora de República Romana ora de cesarismo romano e a

revolução de 1848 não descobriu nada melhor para fazer do que

parodiar, de um lado, o ano de 1789 e, de outro, a tradição revolu-

cionária de 1793-1795. Do mesmo modo, uma pessoa que acabou

de aprender uma língua nova costuma retraduzi-la o tempo todo

para a sua língua materna; ela, porém, só conseguirá apropriar-

-se do espírito da nova língua e só será capaz de expressar-se li-

vremente com a ajuda dela quando passar a se mover em seu

âmbito sem reminiscências do passado e quando, em seu uso,

esquecer a sua língua nativa.

Karl Marx, [1852]. O 18 de Brumário de Luís Bonaparte.

São Paulo: Boitempo, 2011. p. 25-6.

No trecho citado, Marx discute os processos de transformação

social. De acordo com o texto e com seus conhecimentos so-

bre a evolução do pensamento político, é correto afirmar que:


a) Marx era um defensor das revoluções, que tinham para

ele um valor social e político, mas não um valor simbólico.

b) Marx era um defensor das reformas e acreditava que a

linguagem era importante, pois permitia que a mudança

gradual da sociedade fosse acompanhada da memória

simbólica das tradições humanas.

c) Marx era um defensor das revoluções e reconhecia que

elas eram feitas sempre em nome do simbolismo das

gerações anteriores, pois não seria possível criar uma lin-

guagem nova, esquecendo-se da antiga.

d) Marx era um defensor das reformas e pensava que elas

tinham o seu ponto de partida na linguagem: primeiro,

deve-se aprender a esquecer as reminiscências simbóli-

cas do passado, para então produzir novas formas de so-

ciedade.

e) Marx era um defensor das revoluções e acreditava que

elas não poderiam ser verdadeiramente completas en-

quanto não deixassem de ser compreendidas em termos

da referência ao passado e passassem a ser pensadas em

termos de sua orientação ao futuro.

Soluções para a tarefa

Respondido por isaiasfamiliamen
0

Resposta:

Infelizmente não sei .

Explicação:

Estou tentando liberar o chat do app.


gabrielcamporini12: vf isais ent pq tu comentou na pr do bagui ta trol man mds se for assim nem responde
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