Trace uma cronologia de tempo para as linguagens, contendo seus principais movimentos e artistas
Soluções para a tarefa
O trovadorismo pode ser entendido como um movimento literário que teve sua escanção por volta do século XI, junto da expansão da igreja, período esse em que as instituições religiosas estavam totalmente associadas a vida e aos aspectos sociais, ditando valores e como a vida deveria ser seguida segundo aos princípios da fé.
O Classicismo em Portugal surgiu por volta de 1527, a partir das renovações literárias propostas por Francisco de Sá.
Uma de suas características principais era a pureza formal das coias assim como o equilíbrio natural.
No Brasil o quinhentismo era o tipo de produção literária vigente, contendo a literatura jesuitística e a literatura de informação.
Porém, em Portugal Luiz de Camões teve uma grande contribuição na literatura barroca, enquanto, no Brasil, o escultor, Aleijadinho, ou melhor, Antônio Francisco Lisboa, contribuiu para a arte no Brasil colonial.
Em um contexto histórico o barroco na literatura teve grande influência nas artes e na música, tendo sua ascensão por volta do século XVI, onde a obra Prosopopeia foi um marco, se estendendo até o século XVIII tendo contribuição inclusive na escola literária Brasileira, com uma estética que dialogava com o divino, marcando um rebuscamento as ações antigas.
O Naturalismo e o Parnasianismo.
Para ser mais exato, o parnasianismo partia do princípio que a concepção literária ligada ao sentimento idealizante do romantismo.
Dentre suas características na literatura podemos destacar:
O soneto;
Os poemas descritivos e narrativos;
A métrica de doze sílabas; Um vocabulário rebuscado, dando um tom mais complexo ao poema;
Enquanto o naturalismo buscava a análise social, assim como os grupos sociais, levantando questões como as desigualdades, e, a valorização do coletivo.
O romantismo basicamente dialogava sobre questões sociais, tendo a revolução francesa e industrial como gatilho para esse movimento.
Além disso, podemos destacar a valorização dos sentimentos humanos, sendo essa a chave para a produção artística do período, assim como o sentimentalismo e a idealização do amor, relacionando as mulheres ao homem e a sociedade ao seu redor.
O Realismo foi desenvolvido como uma base para o momento histórico da nação, onde a ascensão do positivismo e do evolucionismo se faziam presentes.
Além disso, o Realismo trata do presente e como o indivíduo vive nele, descartando ideias passadas pelo período contemporâneo a época, sendo uma escola literária que ia na contramão do Romantismo.
O pré modernismo é uma fase de transição pois ele passa pelo simbolismo e o modernismo, sendo denominado como saudosismo.
Os autores do pré modernismo utilizavam como recurso elementos da literatura para dialogar com a sociedade que estava em período de evolução, cultivando os valores de renovação social.
O modernismo foi um movimento cultural que seguiu os moldes das evoluções que a sociedade vinha passando, com a expansão da urbanização, e, o período de pós-guerra, onde mudanças consideráveis na organização mundial.