Trabalho valor 5,0 pontos
Com base no texto abaixo, responda as questões
Ciência e ambivalência Começou a brotar uma ideia nas últimas décadas do século XX, mesmo que ela tenha uma origem mais remota: a de uma espaçonave, a Terra, nau em que navega a humanidade. Essa espaçonave é impulsionada hoje em dia por quatro motores: ciência, técnica, economia e lucro, e esses motores não estão sob controle. Não me insiro num pensamento binário e não estou dizendo que a ciência é nefasta, pelo contrário, mas digo sim que ela desenvolveu poderes de destruição inéditos e descontrolados. O desenvolvimento tecnoeconômico atual produz a degradação da biosfera, que, por sua vez, causa a degradação da civilização humana. [...] Tudo isso evidencia as ambivalências e as complexidades dessa dupla planetarização. Não poderia a Europa produzir novos antídotos a partir de sua cultura, a partir de uma politica de diálogo e de simbiose, de uma politica de civilização que promoveria qualidades da vida, e não apenas o quantitativo, que interromperia a corrida pela hegemonia? Não poderia a Europa voltar ás raízes do humanismo planetário que no passado ela própria forjou? Não poderia ela reinventar humanismo? MORIN, Edgar, Cultura e barbárie na Europa. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2009. p. 70.
1. Para o autor, de que modo a ciência teria contribuido para a degradação da civilização? 2. Reflita sobre o texto de Morin e responda: Por que a ideia de progresso e evolução baseada
no desenvolvimento tecnológico se mostra frágil.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1.Olá,
Em um contexto onde foi utilizada da forma errada e pelas pessoas de má índole, certamente a ciência terrá contribuído para a degradação da civilização, visto que suas tecnologias permitem a construção de armas nucleares, químicas, bombas dos mais diversos tipos, agrotóxicos e uma infinidade de produtos que podem matar e prejudicar a vida das pessoas.
Um exemplo claro do péssimo uso da ciência é o que foi feito na Alemanha Nazista de Hitler, onde toda a tecnologia se voltou para o campo militar. Nesse período a ciência contribuiu para a degradação da civilização.
2.A ideia de desenvolvimento tecnológico atrelada a evolução se torna frágil tendo em vista que o homem é um ser que não se preocupa com o desenvolvimento de uma tecnologia que fará a diferença para as poluções, nem, pelo fato de querer que o mundo se torne um lugar melhor.
As nações, com este tipo de conhecimento buscam mais poder, e assim, podem colocar em risco a segurança do mundo como um todo.
Explicação:
Espero ter ajudado;