Trabalho
Pesquise a respeito dos primeiros agricultores da Amazônia (Há 7.000 atrás) e também sobre as culturas ceramistas majaroara e Santarém.
Soluções para a tarefa
A história da Amazônia foi dividida em períodos conforme seu processo de ocupação:
1. Paleo indígena entre 11.200 e 8.500 a.C.
Coletavam moluscos e plantas e caçavam animais de pequeno porte, habitando em grutas e cavernas.
2. Arcaica entre 7.500 e 1000 a.C:
Surge a produção agrícola a partir do feijão, da abóbora e do milho. Primeiramente restrita aos campos de várzea, depois em terra firme, dando início à sedentarização do homem amazônico.
3. Período Formativo ou Pré-história Tardia entre 1.000 a. C. e 1540:
Surgiram os primeiros Cacicados, identificados por uma cultura complexa e hierarquizada, com organização na produção de alimentos, no trabalho e na religião.
Uma de nossas maiores riquezas arqueológica é a cerâmica indígena e, dentro dela, a mais valiosa, pela técnica e perfeição das suas peças, é a da Amazônia, principalmente a de Marajó.
Seu estilo cerâmico é caracterizado por uma cerâmica cerimonial altamente elaborada em forma e decoração e também associada a contextos rituais.
Confeccionavam vasilhas, potes, urnas funerárias, apitos, chocalhos machados, bonecas de criança, cachimbos, estatuetas, porta-veneno para as flechas e tangas.
Os objetos eram zoomorfizados, com representação de animais ou antropomorfizados, com forma semelhante ao homem ou parte dele ou mesmo poderiam misturar as duas formas, o zooantropomorfos.
A Cultura Santarém é um complexo de culturas que também foram encontrados na região amazônica.
Com produção de uma cerâmica de estilo muito peculiar, baseado no emprego das técnicas de modelagem, incisão, ponteado e aplicação, a cerâmica apresenta representações naturalista de humanos ou animais em relevo. Muitas estatuetas antropomorfas portam atributos que permitem identificar emblemas de prestígio e posições sociais.
Bons estudos!
Resposta:
Explicação:
Tbm quero saber