Trabalho é qualquer vínculo jurídico por meio do qual uma pessoa natural se compromete a prestar um serviço ou executar uma obra em favor de outrem. Para Karl Marx o trabalho é definido como a atividade sobre a qual o ser humano emprega a sua força para produzir os meios para a sua subsistência. No decorrer do tempo muitas foram as formas de trabalho, bem como suas condições.
Considerando a história do trabalho, analise as afirmativas que seguem:
I. Na antiguidade o trabalho representava, punição, submissão, em que os trabalhadores eram povos vencidos nas batalhas, os quais eram escravizados, o que não era considerado dignificante para o homem.
II. No feudalismo a escravidão foi substituída pela servidão, neste sistema o homem se submetia ao trabalho em benefício exclusivo do senhor da terra.
III. O princípio protetor do trabalhador se viu ameaçado em decorrência de flexibilização dos direitos trabalhista devido o alto custo dos direitos sociais.
Sobre a história do trabalho é correto o que se afirma em:
Soluções para a tarefa
As afirmativas corretas da questão são a I, a II e a III.
A história do trabalho na Antiguidade e nos dias de hoje é caracterizada pela condição em que a forma do trabalho acontecia de fato, conforme descrito nas alternativas.
Assim, no princípio da humanidade o trabalho era sinônimo de escravidão, que representava punição, submissão, tanto de povos vencidos nas batalhas como de outros, que eram considerados inferiores e, não raro, eram castigados com violência.
Essa forma de trabalho permanceu por um longo tempo, tendo convivido também com a servidão, forma de trabalho que ocorria na época do Feudalismo, cuja submissão dos servos era exclusiva ao senhor feudal, sem praticamente nenhuma garantia.
Hoje, após árduas conquistas em termos de direito do trabalhador, vemos que a flexibilização desses direitos devido ao alto custo dos direitos sociais representou uma grande perda para todos nós, uma vez que muitos direitos ficaram perdidos pelo meio do caminho.
Espero ter ajudado!