Português, perguntado por danidiasmourap5wkqq, 10 meses atrás

Trabalho de português:. 1 - o que é tipologia textual? 2- caraterísticas de um texto jornalístico ? 1 exemplo? 3- caraterísticas de um texto fabula ? 1 exemplo? 4- caraterísticas de um texto crônico? 1 exemplo? 5- características de um texto conto ? 1 exemplo?​

Soluções para a tarefa

Respondido por lenefran31
2

Resposta:

1.As tipologias textuais, também chamadas de tipos textuais ou tipos de texto, são as diferentes formas que um texto pode apresentar, visando responder a diferentes intenções comunicativas.É de salientar que um único texto pode apresentar passagens de várias tipologias textuais. Podemos distinguir os seguintes tipos textuais:

   Texto narrativo;Texto descritivo; Texto dissertativo (expositivo e argumentativo);Texto explicativo (injuntivo e prescritivo).

2.A linguagem jornalística deve ser clara, simples, imparcial e objetiva, a fim de expor ao emissor as principais informações sobre o tema. No que se refere à sua estrutura gramatical, geralmente o texto jornalístico apresenta frases curtas e ideias sucintas, favorecendo, assim, a objetividade do texto.

Por exemplo O jornal (que traz as principais informações do texto, respondendo às questões “o quê?”, “quem?”, “quando?”, “onde?”, “como”, “por quê?”e segue com o corpo da notícia.) é um veículo que apresenta diferentes gêneros textuais, com o desenvolvimento de diversos tipos de textos, dentre os quais estão o narrativo, descritivo, dissertativo-opinativo, injuntivo e expositivo.

3.Fábula significa “história, jogo ou narrativa”. Enquanto gênero discursivo, é desenvolvida a partir dos elementos essenciais característicos dos tipos de textos narrativos, como personagens (protagonista, antagonista e coadjuvante), narrador (personagem, observador ou onisciente), foco narrativo (1º ou 3º pessoa), tempo (cronológico ou psicológico) e espaço (onde acontece a história).É relevante destacarmos que existem outros gêneros discursivos narrativos bastante próximos à Fábula, diferenciando-se apenas com relação aos tipos de personagens que aparecem nos textos, como é o caso do Apólogo (objetos, seres inanimados e partes do corpo de seres vivos) e da Parábola (apenas seres humanos).

Exemplo: as Fábulas “O galo e a pérola” e “O lobo e o cordeiro”, de Esopo, que possa observar a estrutura e as características do gênero discursivo.

4.Principais características de um texto cronica: Narrativa curta;Linguagem simples e coloquial;Poucos personagens, se houver;Espaço reduzido; Acontecimentos cotidianos.Um texto que faz parte do gênero narrativo,há diversos tipos de crônicas que exploram outros gêneros textuais.Podemos destacar a crônica descritiva e a crônica dissertativa. Além delas, temos:

   Crônica Jornalística: mais comum das crônicas da atualidade .

   Crônica Histórica: marcada por relatar fatos ou acontecimentos históricos, com personagens, tempo e espaço definidos.

   Crônica Humorística: Esse tipo de crônica apela para o humor como forma de entreter o público, ao mesmo tempo que utiliza da ironia e do humor como ferramenta essencial para criticar alguns aspectos seja da sociedade, política, cultura, economia, etc.Um exemplo de crônica foi do escritor brasileiro “Machado de Assis”. Ela foi publicada em 22 de agosto de 1889, no jornal “Gazeta de Notícias” no Rio de Janeiro.Um outro exemplo de crônica narrativa curta é:

Aprenda a Chamar a Polícia de Luís Fernando Veríssimo.

5.O conto é um texto narrativo,uma obra de ficção, um texto ficcional .Sendo mais curto que o romance e a novela.Ele envolve enredo, personagens, tempo e espaço.A estrutura do conto é fechada e objetiva, na medida em que esse tipo de texto é formado por apenas uma história e um conflito.Sua estrutura está dividida em três partes:

   Introdução: apresentação da ação que será desenvolvida. Nesse momento inicial, há uma breve ambientação do local, tempo, personagens e do acontecimento.

   Desenvolvimento: formado em grande parte pelo diálogo das personagens, aqui se desenrola o desenvolvimento da ação.

   Clímax: encerramento da narrativa com desfecho surpreendente.Ou seja, para o momento final, de desfecho, chamado de "epílogo", onde geralmente surge o ponto mais alto de tensão do drama (clímax).

Exemplo:“Missa do Galo”, do escritor brasileiro Machado de Assis (1839-1908)

Um conto quase nunca é publicado isoladamente. Geralmente ele faz parte de uma obra maior. Outro exemplo, o conto "Uma Galinha", de Clarice Lispector, faz parte do livro "Laços de Família".

Perguntas interessantes