História, perguntado por JuliaJhenny, 1 ano atrás

Trabalho de História Tenho que entregar amanhã turno cedo!!! me ajudem por favor !!!! <3
O Império Napoleônico
16)Promessa de Napoleão ao assumir o poder francês.
17)Napoleão iniciou seu governo como imperador?Justifique sua resposta.
18)No início do governo Napoleão Bonaparte ignorou o princípio iluminista de limitação do poder dos governantes. Justifique esta afirmação.
19)Identifique os primeiros atos napoleônicos.
20= já fiz
21)O governo napoleônico estabeleceu definitivamente a paz com os vizinhos a partir de 1802? Justifique sua resposta.
22)Nas guerras de conquistas , qual foi a maior dificuldade da França? Por quê? O que foi o Bloqueio Continental?
23)Outros problemas surgidos com o Bloqueio Continental.
24)Escreva sobre a Guerra entre Rússia e os exércitos napoleônicos, mostrando, também o que ocorreu com Napoleão
25)Resuma sobre o Governo dos Cem Dias de Napoleão Bonaparte.
26)Explique:
a)Congresso de Viena
b)Santa Aliança

Por favor me ajudem !!! Eu pesquisei em vários sites mas sem sucesso :(
Desde já agradeço <3

Soluções para a tarefa

Respondido por EmylleLima11
8
Império Napoleônico e a consolidação burgues

O Império Napoleônico representou na história mundial a consolidação das conquistas burguesas iniciadas na França com a Revolução de 1789. Após o período de turbulência e agitação popular da década de 1790, a ascensão de Napoleão ao trono da França gerou a estabilidade necessária à burguesia como classe dominante, impondo-se à aristocracia e às classes trabalhadoras e camponesas.

O golpe do 18 Brumário

A formação do Consulado se deu como resposta da burguesia ao novo fortalecimento dos realistas e dos jacobinos. Temendo uma volta do período do Terror, o abade Emmanuel Sieyès articulou um golpe de Estado que pôs fim ao Diretório. Em 9 de novembro de 1799, ou 18 Brumário no calendário revolucionário, Napoleão invadiu a sala do Conselho dos Quinhentos e destituiu o Diretório. O Consulado constituiu-se com três cônsules,  Sieyès, Napoleão Bonaparte e o general Roger Ducos. Napoleão se tornou primeiro-cônsul por dez anos, de acordo com a nova Constituição que passou a vigorar.

O que se formou foi uma ditadura na França, já que Napoleão conseguiu centralizar o poder em suas mãos. Porém, houve um apoio da população já que o Consulado foi referendado em plebiscito realizado em 1802, que ainda fez com que o cargo de cônsul fosse ocupado vitaliciamente.  Em 1804, uma nova constituição foi aprovada, dando a Napoleão o título de Imperador da França. Na cerimônia de coroação, Napoleão se autocoroou com a entrega da coroa pelo papa Pio VII. Com este rito, reatava a aliança do Estado Francês com a Igreja Católica, o que lhe garantiria prestígio.

Mas o que realmente significou a ascensão de Napoleão foi a consolidação do poder burguês. Diferentemente da monarquia anterior a 1789, o Império Napoleônico tinha por base social de sustentação a burguesia. Os princípios do poder burguês foram expressos no Código Civil Napoleônico, promulgado em 1804. Nele, Napoleão realizou a redistribuição de terras, conseguindo simpatia dos camponeses; reformou o sistema tributário e criou o Banco da França, controlando o processo de emissão de moedas e contendo a inflação; realizou ainda obras públicas e incentivou a educação primária da população francesa, além de militarizar a educação secundária.

Expansão Imperial

Porém, o cerne do governo imperial foi a expansão territorial. Napoleão empreendeu guerras por quase toda a Europa, expandindo as fronteiras da França e a influência sobre diversos novos governos que foram sendo constituídos após a queda dos antigos dirigentes derrotados pelas tropas napoleônicas. Se antes de se tornar Imperador Napoleão incentivou a formação de repúblicas no norte da Itália, depois de receber o título pretendeu criar sua própria dinastia, além de nomear parentes e generais para a chefia de alguns Estados que havia conquistado, como no caso da Espanha.

Perguntas interessantes