Trabalho De Historia Sobre: Abolição da escravatura imigração Europeia no Brasil
Entregar Amanhã Dia 06/11.
Soluções para a tarefa
Primeiro vamos entender a escravatura, eram escravizados as pessoas negras, vinham barcos cheio de pessoas negras para trabalhar de forma escrava aqui no Brasil. Com o tempo alguns negros fugiam e formavam grupos, os chamados quilombos, na tradução, significa "união". Eram formados grupos de pessoas brancas que viam a escravidão como sendo algo errado, ai começou o movimento abolicionista.
Um fato histórico legal, foi um problema de diplomacia entre Brasil e Inglaterra, ela tomava para elas navios de importação e ficava com os escravos também. Isso foi entre 1840 e 1844.
Os movimentos abolicionistas começaram a ganhar força, no século XIX foram criadas leis para dar mais liberdade aos negros.
Em 1850, foi criada a lei Eusébio de Queiroz. Ela proibia a chegada de navios negreiros (navio cheio de escravos) no Brasil.
Em 1871, teve a lei do ventre livre, filhos de escravos tinham o direito à liberdade e não eram considerados escravos e nem poderiam virar.
Em 1880, surgiam movimentos a favor da liberdade de todos os escravos.
Em 1885, foi feita a lei dos Sexagenários, escravos com mais de 60 anos eram libertos.
Em 1888, foi criada a Lei Áurea, foi assinada pela Princesa Isabel e pôs fim a escravidão aqui no Brasil.
Os negros ganharam à liberdade, mas não garantiu direitos nem trabalho digno a eles. Por isso essa lei não garantiu muita coisa, apenas que era ilegal o trabalho escravo de negros.
Sobre a imigração europeia, com os negros livres, os donos de terra, precisavam de trabalhadores, eles não iam contratar negros, pois há um preconceito contra eles. Ai os imigrantes entram, inicialmente eram vindos da Europa, eles são vistos como superiores aos negros. Teve até teses de incentivo a isso, que eles iam ajudar a embranquecimento, já que eles eram vistos como superiores e mais civilizados do que os negros.
Em 1900 teve mais abertura nas fronteiras, agora entravam alemães, russos, árabes, chineses, poloneses, japoneses e outros imigrantes. Por isso no Sul tem muito descendente de Alemães e Italianos e no Norte tem descendentes de Asiáticos, inclusive tem cidades com maioria de descendentes do Japão.
Resumindo: Com o fim da escravidão, foi necessário arrumar uma nova mão de obra, por isso fazendeiros contratavam imigrantes para o serviço, já que eles eram vistos como superiores aos negros.
Não sei se ajudei, qualquer dúvida só falar.