trabalho de historia.
resumo sobre o texto a inconfidência Mineira 1789.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Causas
A queda da produção de ouro que passou a ocorrer a partir de 1760, se agravava a cada ano, acentuando a pobreza da população.
Mesmo com a diminuição da extração do ouro, o sistema e o valor de cobrança dos quintos devidos à coroa, mantinha-se o mesmo.
Quando o ouro entregue não perfazia 100 arrobas (cerca de 1500 kg) anuais, era decretada a derrama. Esta consistia em cobrar da população, pela força das armas, a quantidade que faltava.
Apesar de ter sido decretada somente uma vez, sempre pairava a ameaça que a derrama poderia se tornar realidade e isso assustava tanto os exploradores de ouro como a população.
O custo de vida em toda a região ficava cada vez mais alto, pois tudo era comprado a prazo e com ouro. Desta maneira, os funcionários que detinham o monopólio do metal começaram a se endividar.
Com isso, deixaram de fazer pagamentos aos comerciantes, agricultores e traficantes de escravos que também foram arrastados para a crise.
Igualmente, o Alvará de 1785, agravou a situação. Esta lei determinava o fechamento de manufaturas locais, obrigando a população a consumir apenas produtos importados e de alto preço.
Também as ideias do Iluminismo que apregoavam temas de liberdade para os povos e questionar a ordem política vigente circulavam apesar da censura. Estas ideias foram trazidas por estudantes brasileiros que tinham realizado cursos superiores na Europa.
Líderes: Cláudio Manuel da Costa. Tomás Antônio Gonzaga e Tiradentes.
Objetivo: Romper com Portugal e adotar um regime republicano (a capital seria São João del Rei);
Criar indústrias;
Fundar uma universidade em Vila Rica;
Acabar com o monopólio comercial português;
Adotar o serviço militar obrigatório.