História, perguntado por Janderson4511, 1 ano atrás

Trabalho de História. Processo de independência do Brasil. vinda da família real, mudanças do Rio de Janeiro, participação da Inglaterra, Revolução do Porto, Dia do fico, Independência.

Soluções para a tarefa

Respondido por carimagalhaes
1
Portugal estava sofrendo uma grande pressão da França (por causa de Napoleão) e da Inglaterra.
Portugal acabou se aliando à Inglaterra e trouxe sua corte para o Brasil com medo de Napoleão roubar sua coroa.
A Inglaterra foi uma grande beneficiada nesse processo principalmente por causa das aberturas dos portos às nações amigas, que foi feito por um interesse inglês. Outra coisa também que beneficiou a Inglaterra foi o TRATATADO DE 1810 (um tratado onde os produtos ingleses teriam uma taxa de imposto de 15%, os produtos portugueses de 16% e de outros lugares uma taxa de 24%).
Aconteceram várias mudanças no Rio de Janeiro (medidas joaninas), por exemplo: faculdades, teatros, academia real da polícia, criação do BANCO DO BRASIL, imprensa régia (...)
Por causa do Congresso de Viena, Dom Joao transformou o Brasil em reino unido à Portugal, ou seja, não era apenas uma colônia.
A Revolução do Porto foi que os portugueses queriam Dom João VI de volta e estavam com medo de acabar perdendo a colônia que era um grande lucro para os burgueses; com isso, eles pediram três coisas com essa revolução:
I. volta de dom joão
II. uma constituição
III. a recolonização do Brasil
Em 1821, Dom Joao voltou para Portugual, mas seu filho, Dom Pedro, permaneceu no Brasil.
Os portugueses continuaram pressionando Dom João para que seu filho retornasse à Portugal, e no sia 9 de Janeiro, Dom João disse que ficaria no Brasil, por isso o nome "Dia do Fico"






Janderson4511: Faltou a independência
carimagalhaes: A indeendência foi isso ai, todo esse processo
Perguntas interessantes