trabalho de história pra hoje
regimes totalitarios e fascismo
Soluções para a tarefa
O Totalitarismo representa um sistema político radical, autoritário e repressivo, onde o Estado controla todos os cidadãos, os quais não possuem liberdade de expressão bem como participação política.
O período entre guerras foi uma época de radicalização política. Foi assim que os regimes totalitários se instalaram em vários países europeus. Os de maior abrangência foi o fascismo, que dominou a Itália a partir de 1922, e o nazismo, que chegou ao poder na Alemanha em 1933.
A expansão dos regimes totalitários estava relacionada aos problemas econômicos e sociais pelos quais passou a Europa depois da Primeira Guerra Mundial e também o temor de que o socialismo, implantado na Rússia, viesse a se expandir.
Para muitos países, a ditadura parecia solução, pois prometia uma reação forte, próspera e sem agitações sociais. Além da Itália e da Alemanha, outros países foram dominados por regimes totalitaristas, entre eles a Polônia e a Iugoslávia.
É muito comum haver confusão entre os termos “fascismo” e “nazismo”, uma vez que ambos são regimes políticos de cunho totalitários, radicais e nacionalistas que se desenvolveram na Europa no século XX.
Entretanto, o fascismo foi implementado primeiramente na Itália por Benito Mussolini durante o período entre guerras. Já o nazismo foi um movimento com inspirações fascistas que ocorreu na Alemanha, no período da segunda guerra mundial, sendo liderado por Adolf Hitler.