História, perguntado por oliveiiraramo6473, 9 meses atrás

trabalho de história!
(1) Revolta da vacina
(2) doenças contagiosas e suas vacinas ​

Soluções para a tarefa

Respondido por karinenascimento2020
0

Revolta da vacina

A Revolta da Vacina aconteceu no Rio de Janeiro, quando ainda era capital do Brasil, entre os dias 10 e 16 de novembro de 1904. O povo insatisfeito protestou contra a Lei da Vacinação Obrigatória e também contra os serviços públicos prestados. A anti-varíola foi a vacina responsável por essa revolta.

Foi uma rebelião popular contra a campanha de vacinação obrigatória para todo brasileiro maior que seis meses de vida. Trata-se de um protesto popular que ocorreu no começo do século XX, na cidade do Rio de Janeiro. Foi o sanitarista Oswaldo Cruz (1872 – 1917) que colocou o projeto em prática.

Doenças Contagiosas e suas vacinas

Tuberculose: Suas formas graves, como a meningite tuberculosa e a tuberculose militar, podem ser evitadas com o uso da vacina BCG intradérmica;

Difteria, Tétano e Coqueluche: são três doenças bacterianas graves que podem ser evitadas com o uso da vacina tríplice DPT, convencional ou acelular. Doses de reforço devem ser ministradas de 10 em 10 anos utilizando-se a vacina Tríplice Adulto (dT).

Poliomielite doença que pode provocar a chamada "paralisia infantil". É prevenida com a vacina oral contra a poliomielite VOP (vacina Sabin), ou com a vacina injetável de vírus inativados, IPV (vacina Salk).

Infecções causadas pelo Haemophilus influenza tipo b: a vacina contra Haemophilus influenza tipo b (Hib) protege contra formas graves da infecção por esta bactéria (meningite e pneumonia, principalmente).

Hepatite B: é uma doença que pode ocorrer em qualquer idade e evoluir para formas crônicas, levando até ao câncer de fígado. A vacinação é realizada no nascimento, com um mês (ou dois meses) e seis meses de vida.

Sarampo, Caxumba e Rubéola: a vacina tríplice SCR protege contra estas três doenças virais.

Varicela: também chamada de catapora, é causada por um vírus. É muito contagiosa e provoca febre e lesões da pele. Pode apresentar formas mais graves (varicela hemorrágica) ou levar a complicações causadas por bactérias.

Hepatite A: doença viral mais frequente em países onde o saneamento básico é precário. Aparece normalmente após os meses de férias escolares de verão. Geralmente é autolimitada, porém incapacita o indivíduo por vários dias. Sua forma fulminante, que pode levar ao óbito, é rara.

Infecções causadas pelo Pneumococo: a infecção por esta bactéria pode causar várias doenças, como faringite, otite, pneumonia, meningite, sinusites e as bacteremias (bactéria no sangue). Existem dois tipos de vacina para o pneumococo: uma conjugada (são aplicadas três doses no primeiro ano de vida e um reforço após a criança completar um ano); e outra preparada a partir de fragmentos do pneumococo, a polissacarídica (aplicada após dois anos de vida. É indicada para crianças com doenças crônicas do coração, pulmões e com risco aumentado de doença pelo pneumococo).

Infecções causadas pelo Meningococo C: esta bactéria pode causar meningite. E o esquema da vacina é de duas doses no primeiro ano de vida e uma dose de reforço após a criança completar um ano de vida.

Infecções causadas pelo Rotavírus: os rotavírus são a causa mais importante de diarreia grave na infância em todo o mundo. Após duas doses da vacina, que é oral e administrada com intervalo de dois meses entre as doses (a primeira dose até três meses e sete dias de vida e a segunda até cinco meses e meses dias de vida), ocorre grande proteção contra a enterite grave (diarreia, vômitos) e desidratação, que exigem tratamento médico e hospitalização.

Infecção causada pelo HPV (papiloma vírus humano): Principal causador de câncer de colo de útero, sua prevenção está recomendada para meninas com mais de nove anos, num esquema de três doses (a segunda um mês após a primeira dose e a terceira seis meses após a primeira).

 

Perguntas interessantes