Filosofia, perguntado por evaneidecosta, 5 meses atrás

TRABALHO DE FILOSOFIA PRA HOJE SOBRE PLATÃO MANDA UM TEXTÃO SOBRE ESSSA NEGOCIO AI PA MIM PFVR VLW

Soluções para a tarefa

Respondido por Giraldi06
0

Resposta:

Discípulo de Sócrates, Platão foi um dos mais importantes filósofos da Grécia Antiga. O pensador grego deu continuidade à obra de seu mestre, tendo acrescentado suas próprias ideias, o que resultou na Teoria Idealista, ou o Idealismo Platônico.

Podendo ser considerado o primeiro filósofo idealista, Platão criou uma teoria baseada em uma divisão binária do conhecimento: conhecimento inteligível e conhecimento sensível. O conhecimento sensível é aquele que obtemos por meio dos sentidos do corpo, é o conhecimento prático do mundo. O conhecimento inteligível é o que obtemos apenas por meio do nosso intelecto, que pode acessar à instância superior, chamada por Platão de Mundo das Ideias, permitindo-nos entender as Formas ou Ideias puras de todas as coisas que existem no mundo. Os objetos do mundo seriam, para Platão, apenas cópias imperfeitas das Ideias, já essas seriam perfeitas.

O verdadeiro nome de Platão era Arístocles. Seu apelido foi criado por consequência de seu porte físico, pois a variante grega Platon significa ombros largos, omoplatas largas, característica marcante do pensador grego.

O filósofo, filho de uma família aristocrática, nasceu em Atenas no ano de 428 a.C. e morreu em 348 a.C. Sua família pertencia a uma elite ateniense e tinha certa influência política pela descendência do legislador Sólon, por parte de mãe de Platão. Como era comum na época, o filósofo foi dedicado aos esportes em sua juventude, tendo participado de competições locais pré-olímpicas e lutou em diferentes campanhas militares da Guerra do Peloponeso, entre os anos de 409 e 404 a.C.

Já em idade madura, Platão conheceu Sócrates, pensador que o iniciou nos estudos de filosofia.  Mentor intelectual, amigo e professor de Platão, Sócrates apareceu como personagem principal na maioria dos diálogos platônicos.  

Explicação:

Respondido por fabriciasimoes330
0

Resposta:

Explicação:

Com base na noção de que o conhecimento das Ideias ou Formas puras, imutáveis e perfeitas é o único conhecimento verdadeiro , o filósofo afirmou que o nosso conhecimento sobre a matéria é enganoso. O conhecimento ideal estaria, segundo o filósofo grego, no Mundo das Ideais, estância metafísica racional que só poderia ser alcançada por nosso intelecto. Para Platão, existem três tipos de caráter que moldam as almas das pessoas.

 

A maior parte dos escritos de Platão é composta pelos diálogos socráticos, em que o seu mestre, Sócrates, é a figura central. Em geral, os diálogos falam sobre um determinado tema, mas sem grandes delimitações ou especificações, podendo falar sobre outros assuntos. Temos conhecimento, hoje, de 35 diálogos deixados por Platão.

 

Por meio desses diálogos, Platão apresenta as suas teses sobre a política e o que ele considera como justiça, enquanto conceito puro, eterno e imutável. Uma das mais comentadas passagens dessa obra está localizada no livro VII, no qual Platão apresenta a sua tão comentada Alegoria da Caverna, diálogo em que Sócrates apresenta aos interlocutores uma história alegórica para explicar a superioridade do conhecimento advindo do Mundo das Ideias e do raciocínio intelectual.

 

«Tente mover o mundo, mas comece movendo a si mesmo». «Boas pessoas não precisam de leis para obrigá-las a agir responsavelmente, enquanto as pessoas ruins encontrarão um modo de contornar as leis».

 

Discípulo de Sócrates. Escreveu os diálogos socráticos, as principais fontes de conhecimento sobre os pensamentos de seu professor. Fundou o Idealismo, doutrina filosófica que atribui ao conhecimento meramente racional e às Ideias a centralidade na busca pela verdade sem possibilidade de erro.

Perguntas interessantes