Filosofia, perguntado por cauavictorribeirolim, 1 ano atrás

*TRABALHO DE FILOSOFIA*

_Elabore um texto de uma página por questão que demonstre:_

*a)* As características fundamentais referentes ao pensamento mítico que precedia o surgimento do pensamento na Grécia antiga.


*b)* As propriedades ou qualidades distintas fundamentais do pensamento filosófico que surgiu sucedendo o pensamento mítico.

*c)* Como pensamento racional e lógica, próprio do moledo filosófico para ser considerado fruto de transformação sociais, econômicas e políticas que foram vividas pela sociedade grega naquele período.

alguém pode me ajudar?​

Soluções para a tarefa

Respondido por elamambretti
10

a) O mito caracteriza-se pelo tipo de discurso que o constitui. O próprio termo grego mythos, significa um tipo de discurso fictício ou imaginário.

O mito faz parte da tradição cultural de um povo, dando significado à visão de mundo dos indivíduos e a maneira de vivenciar a realidade. O pensamento mítico necessita da adesão, da aceitação dos individuas, na medida em que constitui as formas de sua experiência do real.

O mito não precisa de justificação, de questionamento, crítica ou correção, porque ele constitui a uma visão de mundo dos indivíduos pertencentes a uma determinada sociedade, tendo, portanto um caráter global que exclui outras perspectivas a partir das quais ele poderia ser discutido.

Um dos elementos centrais do pensamento mítico e de sua forma de explicar a realidade é o apelo ao sobrenatural, ao mistério, ao sagrado, à magia.

As causas dos fenômenos naturais, aquilo que acontece aos homens, tudo é governado por uma realidade exterior ao mundo humano e natural, superior, misteriosa, divina, a qual só os sacerdotes, os magos, os iniciados, são capazes de compreender e interpretar.

b) O mito pretende fornecer uma explicação da realidade recorrendo ao mistério e ao sobrenatural, o pensamento filosófico busca uma explicação do mundo no próprio mundo, e não fora dele, em alguma realidade misteriosa e inacessível.  

Surge então a busca de uma explicação racional e sistemática sobre origem, ordem e transformação da  natureza e seres humanos: a cosmologia.  

A cosmologia investigava o princípio universal, imutável e eterno que  gerou todas as coisas e seres: de onde tudo vem e para onde tudo retorna.

Este pensamento filosófico possui um conjunto de noções que  constituem o ponto de partida de uma nova visão de mundo: a physis, o mundo natural, a compreensão da realidade natural está nela  mesma; a causalidade, tudo tem uma causa natural; a arqué, existe um elemento primordial que dá uma unidade à natureza; o logos, a  explicação fundamentada na razão e o caráter crítico como  construção do pensamento.

c) O pensamento racional e lógico, foi fruto de de condições históricas: transformação sociais, econômicas e políticas, que favoreceram  o surgimento do pensamento filosófico-científico.

Os gregos desenvolveram o comércio marítimo com outros povos, possibilitando ao homem conhecer concretamente o mundo e outras cultura e transformaram  em ciência, o que era  prática para uso na vida: a moeda, o calendário e a escrita.

Criaram a organização social e  política, isto é, a  separação entre poder publico, privado e religioso, organizando leis e instituições como forma de poder e  governo. Criaram a ideia de que o pensamento segue regras, normas e leis universais, o pensamento racional.

Bons estudos!

Perguntas interessantes