Trabalho de Filosofia
A fé e a Razão podem se complementar??
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Sim. O Dualismo Tomista (ou Tomismo) de São Tomás de Aquino, este, tradicionalista, concilia estas duas Ideologias, principiadas, ambas, na busca da verdade, por meios próprios e, no caso, ontológicos. A Fé, por sua vez, dom sobrenatural, interno e gratuito segundo o Catecismo da Igreja Católica; se principia na Metafísica da Religião, oriunda de um Dogma, que estabelece diretrizes indubitáveis, inquestionáveis, e, absolutas, que são professadas pelo indivíduo. A Fé é a confiança acerca de realidades que não se veem, que, na ideologia religiosa, é manifestada pelo indivíduo, confiante em sua divindade e nos dogmas que constituem sua Crença, sem a necessidade de provas concretas, científicas e materiais para a confirmação das verdades espirituais.
Já a Razão, é a consciência crítica e científica, que se propõe à efetivar e comprovar uma verdade, inicialmente analítica, que se principia na observação científica e racional da realidade pelo crivo da consciência, da ciência e, claro, da Razão. O Racionalismo, prevê a veracidade e autenticidade dos fenômenos, de modo à provar sua infabilidade. A Razão segue as diretrizes concretas da ciência e conhecimento, sobretudo analítico, promovendo o Ceticismo nesta busca.
Ambos complementam-se na busca pela verdade, que, deve transcorrer saudavelmente, na natureza tanto espiritual, como científica dos fenômenos e verdades abordadas, suplantando este conflito, como uma solução às questões da vida plenamente elucidadas, na ciência e na religião, que mutuamente se desenvolvem e auxiliam na construção das verdades e Ideologias cosmológicas.
Gustavo21:
Otima resposta.Muito obrigado !
Respondido por
1
Não, a fé é uma crença as cegas é tudo que não pode ser provado em tempo e espaço; Não posso provar, a existência de deus, alegria, liberdade tudo que refere-se a emoção oferecida aos seus sentidos etc. A razão procura o concreto e o verdadeiro que possa ter um estudo a posteriori que pode ser comprovado. Como Descartes chegou dizer que não pudesse ser enganado por seus sentidos.
Perguntas interessantes
Português,
10 meses atrás
Português,
10 meses atrás
Contabilidade,
10 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Direito,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás