trabalho de escolarização no Brasil foi originado pelos jesuítas a partir de um método de ensino próprio, definido pelo Ratio Studiorum. De acordo com Manacorda (2002), o Ratio Studiorum surgiu no fim do século XVI (1586-99) e regulamentou rigorosamente todo o sistema escolástico jesuítico: a organização em classes, os horários, os programas e a disciplina.
MANACORDA, M. A. História da Educação: da antiguidade aos nossos dias. São Paulo: Cortez, 2002.
Considerando as características da educação jesuítica praticada no Brasil Colonial, bem como os conteúdos abordados pelo texto-base, assinale a alternativa correta:
a.
O processo de escolarização dos jesuítas desconsiderava o cumprimento de regras, o que contribuía com a santidade do grupo.
b.
A educação dos jesuítas priorizava o ensino da leitura e das ciências naturais, e depois dos bons costumes.
c.
A escolarização dos jesuítas considerava a importância do método e da matéria, os horários e a disciplina para a formação do homem perfeito.
d.
A educação dos jesuítas destinava-se, desde o início da escolarização, aos indígenas, aos filhos dos detentores de bens materiais e às mulheres.
e.
O processo de escolarização dos jesuítas era essencialmente teórico, priorizando a memorização, repetição e leitura de livros teóricos.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
letra A e a correta
Perguntas interessantes
Matemática,
9 meses atrás
Química,
9 meses atrás
Artes,
9 meses atrás
Geografia,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás
Sociologia,
1 ano atrás
Sociologia,
1 ano atrás