Trabalho de ARTE
1) Elementos estruturantes de um projeto;
2) Mídias e sua relação com as diferentes linguagens artísticas;
3) Integração entre as linguagens artísticas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1 - Estrutura e elementos de um projeto de pesquisa, elementos pré-textuais, capa, folha de rosto, sumário, estrutura textual, tema, problema, justificativa, metodologia, estrutura pós-textuais, referências bibliográficas.
2 - A artemídia designa as investigações poéticas que se apropriam de recursos tecnológicos das mídias e da indústria cultural, ou intervêm em seus canais de difusão, para propor alternativas estéticas. São ações efêmeras e desmaterializadas, obras em processo, construídas coletivamente, que conseguem, muitas vezes, a árdua tarefa de conciliar o circuito da arte ao ambiente das mídias e das tecnologias informacionais. São criações que se manifestam no embate direto com o tempo ubíquo do ciberespaço, gerando estratégias que subvertem, recriam, ampliam e desconstroem o sentido muitas vezes previsto pelo contexto digital. O presente artigo, neste sentido, a partir de um breve mapeamento das produções artísticas que atuam na intersecção com as novas tecnologias no Brasil, tem como objetivo lançar um olhar sobre os possíveis conceitos estéticos colocados em voga no contexto da contemporaneidade.
3 - ??
Resposta:
3-A Arte no contexto da educação brasileira tem se caracterizado por diferentes concepções e práticas pedagógicas. Os documentos legais vigentes sugerem que no ensino da Arte se constitue em um componente curricular na qual estejam envolvidas diferentes linguagens artísticas, para tal estão sugeridas as Artes Visuais, Música, Dança e Teatro. Nas práticas observadas junto ao espaço escolar, tais sugestões, que já estão em vigor há quase duas décadas, ainda não estão amplamente colocadas em prática. Diferentes aspectos podem ser apontados para explicar a atual situação, contudo, o fator que ressalta é a formação dos profesores que atuam com o ensino da Arte no espaço escolar. Assim, vale destacar três tipos de profesores, aqueles que possuem formação específica em uma linguagem artística, aqueles que não possuem nenhuma formação em Arte e, aqueles que possuem pouquíssima formação em Arte junto à sua formação. Estes últimos, em geral, com formação em Pedagogia (curso de formação de professores para a Educação Infantil ou anos iniciais do Ensino Fundamental). De todo modo, pensar em uma formação que abarque as quatro linguagens sugeridas caracteriza um retrocesso no ensino da Arte brasileiro. Então, é preciso proporcionar aos profesores conhecimento, ainda que mínimo, acerca das diferentes linguagens artísticas, de modo que possam transitar e estabelecer relações entre elas de maneira mais familiar durante sua prática pedagógica. Em busca de compreender e refletir sobre estratégias de mudança, buscou-se em Pourtois & Desmet (1997), Debord (1977), Barbosa, A. M. (2005) e (2008), entre outros, referencial teórico. Tendo em conta o contexto acima, foi desenvolvido um curso de formação continuada para professores atuantes com o componente curricular Arte na Educação Básica brasileira. O curso denominado “Arte na Educação Básica”, tomou como ponto de partida os espetáculos escolares, termo que faz referência às festividades comumente presentes no espaço escolar. A partir disso, possibilitou-se o estudo dos diferentes espetáculos originários nas diferentes linguagens da Arte, posibilitando, assim, um olhar ampliado sobre este campo do conhecimento. A ação foi desenvolvida como ação de extensão universitária e ofertada para professores de escolas públicas do estado do Rio Grande do Sul/RS, localizado no sul do Brasil, sob a modalidade semi-presencial. Os resultados reafirmaram a necessidade de formação continua em Arte para os profesores que atuam com Arte na escola, principalmente aqueles com formação em pedagogía.