Trabalho academico cultura e arte no cotidiano escolar
Soluções para a tarefa
Resposta:
Ao longo do tempo a arte vem nos acompanhando com as mais diversas funções, constantemente a arte nos mostra que o impossível não existe. Trabalhar a arte no cotidiano escolar dá possibilidades de improvisar, transformar, ir além da superficialidade e entrelaçar os conhecimentos.
A nova lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB nº 9.394), aprovada em 20 de Dezembro de 1996, lei que obriga o ensino, estabelece em seu artigo 26, parágrafo 2º: “O ensino da arte constituirá componente curricular obrigatório, nos diversos níveis da educação básica de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos”.
Ainda, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais de Arte (1998, p.95):
É importante esclarecer que a qualidade dessa intervenção depende da experiência que o professor tem, tanto em artes quanto de seu grupo de alunos. É fundamental que o professor conheça, por experiência própria, as questões que podem ocorrer durante um processo de criação, saiba formular para si mesmo perguntas relativas ao conhecimento artístico e saiba observar seus alunos durante as propostas que realizam, para que esse conjunto de dados conduzam suas intervenções e reflexões.