trabalhar com o 5º ano do Ensino Fundamental. trabalhar com o 5º ano do Ensino Fundamental e dentre as unidades temáticas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino de História está “Registros da História: linguagens e culturas”
Soluções para a tarefa
Resposta:
Olá, você poderia explicar melhor sua pergunta? Para que eu possa responder.
Resposta:
Leia a tirinha abaixo e reflita acerca do ensino de matemática:
Os professores do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental que se aventurarem a ler o texto da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) podem se assustar com uma nova unidade temática que só costumava surgir a partir do 6º ano: o eixo da Álgebra. Para muitos, tais conteúdos significam equações e sentenças com números e letras misturados. Mas calma porque não é só isso. "Não falamos em adiantar as relações de abstração entre números e letras, mas em trabalhar o pensamento algébrico", explica o professor Ruy Pietropaolo, autor da BNCC. Para Maria Ignez Diniz, diretora do grupo Mathema, isso significa "olhar para a aritmética com mais ênfase na maneira de pensar do que na técnica e no procedimento de cálculo". Ou seja: é mais importante que as crianças pensem sobre o que está por trás das operações matemáticas do que apenas memorizem como usar os algoritmos.
"O pensamento algébrico é levar o aluno da observação à generalização", diz Maria Ignez. Desde as primeiras aulas de Matemática, as crianças fazem isso. Ao estudar padrões em sequências de números ou imagens, por exemplo. Mais tarde, esse pensamento se expande para as operações. É assim que elas notam que 2 + 3 = 3 + 2. Cabe ao professor explorar regularidades e relações de equivalência. "Elas percebem que a ordem das parcelas não altera o resultado da soma, podendo incentivá-las a investigar se isso ocorre com outras operações também.
(Revista Nova Escola – disponível em: novaescola algebra-nos-anos-iniciais - acesso em 29/10/19)
Nesse panorama, considerando a reflexão proposta pela tirinha e o fragmento da Revista Nova Escola, podemos compreender que na BNCC (BRASIL, 2017) é imprescindível que algumas dimensões do trabalho com a álgebra estejam presentes nos processos de ensino e aprendizagem desde os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, como
Escolha uma opção:
a.
desenvolver nos alunos o cálculo algébrico com números e letras desde o primeiro ano de escolarização, priorizando as estratégias necessárias que utilizará posteriormente no Ensino Médio.
b.
forma de deixar de lado as ideias relacionadas à aritmética para que os alunos passem a resolver problema com uso de recursos algébricos, priorizando as soluções de equações diversas.
c.
as ideias de equações de primeiro grau e cálculo algébrico desde os Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
d. CORRETA (CONFIRMADA)
as ideias de regularidade, generalização de padrões e propriedades da igualdade. No entanto, nessa fase, não se propõe o uso de letras para expressar regularidades, por mais simples que sejam.
Explicação: