totessor Avalie seu aprendizado
1. Explique a diferença entre fatores bióticos e abióticos e relacione-os com o conceito de ecossistema,
2. Caracterize os seis tipos de biomas encontrados no Brasil e, depois, compare a vegetação e a fauna de cada um.
3.0 que são zonas costeiras? Explique qual a importância dessas regiões com base nos ecossistemas de
4. Quais são as três comunidades de organismos encontradas nos ecossistemas aquáticos? Cite característi- cas e alguns exemplos de organismos. manguezal e restinga.
Soluções para a tarefa
1) Os seres vivos de uma comunidade biológica, ou seja, os fatores bióticos podem ser considerados em dois grupos: os organismos autótrofos e os organismos heterótrofos. Todos os seres vivos de uma comunidade biológica interagem entre si e também com os fatores não vivos do ambiente, que são chamados de fatores abióticos.
Está relacionado aos seres vivos das comunidades como plantas, animais e bactérias, que por sua vez desempenham papeis diferentes no ecossistema. Abióticos – São fatores externos fundamentais para a sobrevivência das espécies como água, sol, solo, gelo, vento etc.
2) São 6 tipos de Biomas Brasileiros:
- Bioma Amazônia: compreende uma área na qual se encontra a maior floresta tropical do mundo. A Floresta Amazônica estende-se por nove países da América do Sul, sendo sua maior porção localizada no Brasil, ocupando cerca de 40% do território. É o maior de todos os biomas brasileiros. O bioma Amazônia compreende uma região que abrange a maior bacia hidrográfica do mundo
Os principais representantes da fauna são onça-pintada, boto-cor-de-rosa, arara-azul, capivara, tatu e cobras, como a cascavel e a jararaca. Entre as espécies de plantas mais conhecidas, destaca-se a vitória-régia, característica dos igapós.
-Bioma Cerrado: é considerado o segundo maior bioma da América Latina e do Brasil. Conhecido como savana brasileira, apresenta grande biodiversidade e compreende uma área de elevado potencial aquífero.
Os principais representantes da fauna do Cerrado são tucano, tamanduá-bandeira, lobo-guará, onça-parda, veado-campeiro, entre outros. Apesar da grande variedade, a fauna do Cerrado não é totalmente conhecida, principalmente em relação ao grupo de invertebrados. São representantes da flora do Cerrado: ipê, cagaita, angico, jatobá, pequi, barbatimão, entre outros.
Bioma Caatinga: compreende cerca de 11% do território brasileiro, ocupando boa parte da Região Nordeste até a porção norte de Minas Gerais. O clima semiárido, Geralmente, as árvores são baixas e tortuosas, e a paisagem é composta por arbustos e cactos. As espécies mais características da sua flora são mandacaru, juazeiro, umbu, xiquexique, entre outras. A flora varia de acordo com características locais, como índice pluviométrico e particularidades do solo. A fauna da Caatinga, os principais representantes desse bioma são jacaré-do-papo-amarelo, jiboia, ararinha-azul, cágado e soldadinho-do-araripe.
Bioma Mata Atlântica: Ocupa cerca de 13% do território brasileiro e compreende a região costeira do Brasil, indo dos estados do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul. Esse bioma é composto por variados ecossistemas florestais e por uma biodiversidade semelhante à do bioma Amazônia. Os principais representantes da fauna são micos, tamanduás, tucanos, jaguatiricas, rãs, onças-pintadas, bichos-preguiça, entre outros. A flora da Mata Atlântica conta com aproximadamente 20 mil espécies de vegetais, das quais 8 mil existem apenas nessa região. Cerca de 55% das espécies arbóreas e 40% das espécies não arbóreas são endêmicas, existindo apenas nesse bioma.
Bioma Pantanal: é considerado uma das maiores planícies alagadas do mundo, compreendendo os estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. É o menor bioma em extensão territorial do Brasil, ocupando cerca de 2% do território nacional. É um bioma com grande biodiversidade, que vem sendo ameaçada pela ação antrópica. Esse bioma sofre influência de outros biomas, como Amazônia, Cerrado e Mata Atlântica.
A fauna do bioma Pantanal destacam-se, o tuiuiú, o cervo-do-pantanal, a arara-azul, o jacaré-do-pantanal, entre outros. A flora do Pantanal: vitória-régia, aguapé, orquídea, palmeira, figueira, entre outras.
Bioma Pampas: conhecido também como Campos Sulinos, ocupa cerca de 2% do território brasileiro, abrangendo o território do estado do Rio Grande do Sul.
A fauna do bioma Pampa é bastante diversificada, os principais representantes são ema, perdiz, pica-pau, joão-de-barro, veado-campeiro, preá, entre outros. Como principais exemplos da flora, podemos citar: capim-forquilha, grama-tapete, babosa-do-campo, trevo-nativo, amendoim-nativo, entre outros.
3) Zona entremarés ou região entremarés, ou ainda Zona costeira, faixa litorânea ou região costeira é o nome dado nos ambientes marinhos à zona do substrato litoral que fica exposta ao ar apenas durante a maré-baixa, ficando submersa com a subida da maré, isto é a zona de substrato compreendida entre as linhas de máxima preia-mar e mínima baixa-mar.
Os manguezais são as únicas espécies de árvores no mundo que toleram a água salgada. Depois dos recifes de corais, considerado o mais rico ecossistema marinho, vem o manguezal. Eles são importantes não só para a vida marinha e a qualidade da água do mar. Um sem-número de outros organismos dependem deles para seu ciclo de vida. O mangue, ou suas copas, sequestram dióxido de carbono, CO2, da atmosfera amenizando o efeito estufa, entre outros serviços sistêmicos.
Os seres vivos presentes em um ecossistema aquático podem ser divididos de acordo com a região do ambiente onde habitam e com a maneira com que se movimentam. Assim, temos três grupos: o plâncton, o bento e o nécton.
Os plânctons são microrganismos que fazem parte dos ecossistemas aquáticos. São geralmente microscópicos, unicelulares ou pluricelulares (algas microscópicas, bactérias, protozoários, etc.), os quais flutuam passivamente, de forma que são arrastados pelas correntes e movimentos das águas dos rios, lagos e mares.
Os bentos são seres vivos que vivem em associação no fundo dos ambientes aquáticos, podendo ser classificados em zoobentos (heterotróficos) e fitobentos (autotróficos). ... Eles podem estar fixos ou livres no ambiente, porém não nadam ativamente nas águas como peixes e outros animais.
Nécton é o nome dado ao conjunto de organismos aquáticos que possuem um movimento ativo, ou seja, que são capazes de nadar contra a correnteza. Os néctons são organismos aquáticos que se destacam por sua capacidade de vencer a força da correnteza.