Totalmente divergentes entre si, a Ação Integralista Brasileira (AIB) e a Aliança Nacional Libertadora (ANL) eram bem definidas programaticamente e conseguiram produzir grande mobilização no país. ”PANDOLFI, Dulce. Os anos 1930: as incertezas do regime. In: FERREIRA, Jorge; DELGADO, Lucilia de Almeida Neves (Org.).O Brasil republicano: o tempo do nacional-estatismo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011. v. 2, p. 31. Sobre o AIB e ANL, qual informação abaixo está correta:
AIB defendia a nacionalização de empresas estrangeiras.
ANL era contra a reforma agrária e liberdade individual.
AIB defendia um governo forte, autoritário e com nacionalismo extremo.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Apenas a terceira afirmativa é verdadeira, já que a AIB (Ação Integralista Brasileira) tinha por "inspiração" ideológica o fascismo italiano e tinha por "bandeiras" o nacionalismo extremado, o centralismo político e uma concepção autoritária (e muitas vezes violenta) de política.
A primeira afirmativa é falsa pois a AIB via a nacionalização de empresas estrangeiras como uma iniciativa "marxista", e defendia que propriedade privada dos meios de produção deveria continuar. A segunda é falsa pois a ANL defendia a reforma agrária como uma necessidade econômica básica para que pudesse haver justiça social no Brasil.
Perguntas interessantes
Português,
7 meses atrás
História,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
História,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás