Português, perguntado por MateusWehrlein, 1 ano atrás

"Torturar o eleitorado com um plebiscito sobre reforma política equivale a repassar-lhe um problema de física. Plebiscito se fazem com enunciados simples, que envolvem no máximo rudimentares cálculos aritméticos. Por exemplo:
Em nove oportunidades, uma cliente pagou 400 reais ao profissional que lhe fez o penteado e a maquiagem. Na décima , pelo mesmo serviço, foram-lhe propostos 3125 reais. A cliente deve concordar com a proposta? Sim ou não?" (Roberto Pompeu de Toledo - Revista Veja, 3 de julho de 2013).

a) O pronome oblíquo átono lhe foi usado três vezes no trecho em análise. Na primeira e na terceira vez, em posição de ênclise; na segunda vez em posição de próclise. Quais as regras que justificam a colocação do pronome em cada uma dessas ocorrências?

Soluções para a tarefa

Respondido por cidoca3
5
"...repassar- lhe..." Ênclise- verbo no infinitivo,
"...que lhe fez..." Próclise - a palavra atrativa e o pronome relativo "que",
"...,foram-lhe..." Ênclise- não se emprega pronome oblíquo próximo de vírgula neste caso.
Respondido por Liziamarcia
3
a) #No primeiro caso , o verbo "repassar" está no infinitivo não flexionado antecedido pela preposição, no caso a preposição a, ( ENCLISE -verbo-no infinitivo ) . #No segundo caso, " que lhe fez" o pronome relativo "que" antecedente do verbo, atrai o pronome para a posição de próclise. -a palavra atrativa ,e o pronome relativo "que" .#No terceiro caso, "não se emprega pronome oblíquo próximo da vírgula ,se verbo estiver no futuro do presente ou futuro do pretérito,( "foram -lhe ")
Perguntas interessantes