"Torturam um homem para fazê-lo falar. Se
ele se recusa a dar os nomes e os endereços que
querem arrancar-lhe, não é por uma decisão so-
litária e sem apoios; ele ainda se sente com seus
camaradas e, engajado ainda na luta comum, está
como que incapaz de falar; ou então, há meses ou
anos, ele afrontou esta provação em pensamento
e apostou toda a sua vida nela ou enfim, ultra-
passando-a, ele quer provar aquilo que sempre
pensou e disse da liberdade. Esses motivos não
que ela não esteja sem escoras no ser. Finalmen-
ética e política. Cotia: Ateliê Editorial, 2006. p. 90.
a) Quais são os tipos de liberdade citados no
b) Quais são as especificidades da liberdade
Sistematizando o conhecimento
1. Defina a ideia iluminista de que a liberdade
consiste em utilizar livremente a razão.
2. Defina o que é a liberdade política, segundo a
Enciclopédia
3. "A escolha é possível num sentido, mas o que
não é possível é não escolher. Posso sempre esco-
anulam a liberdade, mas pelo menos fazem com
lher, mas devo saber que, se eu não escolher, es-
colho ainda. Isto, embora parecendo estritamente
te, não é uma consciência nua que resiste à dor
,
formal, tem uma importância muito grande, para
mas o prisioneiro com seus camaradas ou com
limitar a fantasia e o capricho. Se é verdade que
aqueles que ele ama e sob cujo olhar ele vive."
em face de uma situação [...] eu sou obrigado a
escolher uma atitude, em que de toda maneira eu
MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção.
São Paulo: Martins Fontes, 1994.p.608.
tenho responsabilidade duma escolha que, ligan-
do-me por um compromisso, liga também a hu-
a) Qual é a argumentação desenvolvida no
manidade inteira, ainda que nenhum valor a priori
trecho?
determine a minha escolha, essa nada tem a ver
com o capricho [...]."
b) Essa argumentação é compatível com a ideia
de Merleau-Ponty de que é difícil definir o
SARTRE, Jean-Paul. O existencialismo
papel da “situação” e o papel da “liberdade"
é um humanismo. São Paulo:
Abril Cultural, 1978. p. 17.
nos atos humanos? Por quê?
Com base no trecho, é possível afirmar que o
6. Leia o trecho e responda às questões.
existencialismo sartriano
"Hannah Arendt não nega as experiências
a) é pautado por uma noção de liberdade her cristãs que deram origem à ideia de liberdade
dada do liberalismo, que prioriza as liberda interior; o que é relevante, para ela, nesse caso, é
des individuais do cidadão.
que a noção de liberdade surgida das experiências
b) restringe o campo da liberdade, já que os
religiosas acabou transferida para o âmbito da
sujeitos são obrigados a fazer escolhas, não
teoria política. A liberdade, como fenômeno po-
havendo outra opção de ação.
lítico, é oposta à ideia de liberdade interior', pois
esta, na medida em que não se dá a conhecer no
c) pontua a responsabilidade que cerca as deci-
mundo das aparências, é irrelevante do ponto de
sões, que são inevitáveis e não estão ampa-
vista político. [...] reconhece que a liberdade pode
radas por instâncias externas ao indivíduo.
‘morar no coração dos homens', mas o coração hu-
d) retoma a tradição do imperativo categórico
mano, diz ela, 'é um lugar muito sombrio e tudo o
kantiano, que determina os valores a priori a
que vai para a sua obscuridade dificilmente pode
ser observados em qualquer ação moral.
ser chamado de fato demonstrável', ao contrário,
e) estabelece a primazia da situação sobre o in-
portanto, da liberdade que, como um fenômeno
divíduo, que, pelo princípio da responsabili político, tem o mundo como lugar [..)."
dade, vê-se coagido a tomar uma posição.
WAGNER, Eugenia Sales. Hannah Arendt.
Aprofundando
texto?
4. Qual é a diferença entre o conceito de poder
desenvolvido por Foucault e o poder com-
política? Explique.
preendido pela tradição?
5. Leia a citação e responda às questões.
Escora: apoio, amparo, proteção.
Soluções para a tarefa
Respondido por
9
Explicação:
poder político, são as decisões que eles mantém para indivíduos, as leis.
o indivíduos, tem total liberdade em escolhas
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