) Tony é professor, ele trabalha em duas escolas e recebe mensalmente a quantia de R$ 3250,00. Ele quer fazer uma viagem daqui a 8 meses. Para viajar ele precisa guardar R$ 4500,00. Qual é o percentual aproximado do seu salário que ele deve guardar por mês, para obter o valor desejado para a viagem? * 1 ponto a) 15,28% b) 17,31% c) 19,44% d) 20,12% 2) Caso Tony não tivesse condição de dispor de todo o valor citado na questão anterior e pudesse guardar apenas 12% do seu salário por mês. Em quanto tempo ele conseguiria fazer a viagem? * 1 ponto a) 9 meses b) 10 meses c) Um ano d) Um ano e 3 meses
Soluções para a tarefa
Resposta:
(1) Alternativa B: Tony deve economizar, aproximadamente, 17,31% de seu salário.
(2) Alternativa C: Tony precisaria de 1 ano para economizar o dinheiro.
Explicação:
Esta questão está relacionada com a proporcionalidade entre variáveis. A proporção é um valor referente a razão de dois números. Por isso, a proporção está atrelada a fração, onde temos um numerador e um denominador. Desse modo, temos uma relação de equivalência entre dois valores.
A porcentagem representa uma fração do total, ou seja, uma proporção, que pode variar de 0% até 100%. Ela é equivalente a forma decimal (entre 0 e 1), onde apenas multiplicamos por 100 para expressar o valor em porcentagem.
Nesse caso, vamos multiplicar o número de meses até as férias pelo salário de Tony, de modo a calcular o valor total que ele irá receber até as férias. Depois, calculamos a razão entre o que ele precisa economizar e esse valor, que será equivalente a porcentagem de economia.
Contudo, caso Tony consiga economizar apenas 12% do salário, ele vai precisar de um período maior de tempo para obter a mesma quantia