"Tomei consciência pela primeira vez do problema do desemprego em 1928 [...] Lembro-me do choque, do espanto que senti quando pela primeira vez me misturei com vagabundos e mendigos, ao descobrir que uma boa parte, talvez uma quarta parte dessa gente [...] eram mineiros e colhedores de algodão, jovens e honestos, contemplando seu destino com aquele assombro estúpido de uma animal que caiu numa armadilha. Simplesmente não conseguiam entender que acontecia com eles.Tinham sido criados para trabalhar, e - vejam! - era como se nunca mais fossem ter a oportunidade de voltar ao trabalho. Nessas circunstâncias, era inevitável, no início, que fossem perseguidos por um sentimento de degradação pessoal. Tal era a atitude para com o desemprego naquele tempo: era um desastre que acontecia a você como indivíduo e a culpa era sempre sua."
Fonte: Orwell, George. "O Caminho para WiganPier", in: "História do século XX". São Paulo, Abril Cultural, 1974, vol. 6, p. 1351.
O relato do escritor George Orwell nos dá conta do ambiente de crise em que viveu a sociedade norte-americana no final da década de 20, especialmente a partir de 1929.
a) Comente um problema que a economia norte-americana enfrentou ao longo da década de 1920 e que colaborou para a crise de 1929.
b) Identifique duas medidas do New Deal, programa adotado pelo governo Roosevelt, que procuravam atenuar os efeitos da crise para os trabalhadores.
Soluções para a tarefa
a) a forte especulação da bolsa de valores
b) forte investimento estatal em obras públicas e controle de preços e produção.
Resposta: A) Em 1920, Os Estados Unidos viviam o lema "American Way of Life", baseado no consumo exacerbado. Com o aumento de consumo, aconteceu também um aumento na produção que foi exagerada (superprodução) e acabou por não ser compatível com o mercado consumidor.
Na época, muitos investiram na bolsa de valores que apostava nesse momento de grandes possibilidades econômicas que parecia ser infinito, mas que acabou quebrando a bolsa de valores em 1929 e deixou muitos norte americanos na miséria.
B) Criação da Previdência Social, legalização dos sindicatos, criação de cargos públicos, que por consequência criaria empregos e a fixação de salários mínimos.
Explicação: