Administração, perguntado por vicentinalaquale, 11 meses atrás

Tomaz é um importante produtor de bens agrícolas, especialmente de soja. Sua fazenda tem capacidade para exportar uma boa parcela de sua produção. Já Samantha é proprietária de uma empresa voltada para pesquisa e desenvolvimento de materiais. Seu produto não possui substituto, devido a sua característica única e tecnicamente sofisticada. Ambos buscam vender seus produtos, mas Tomaz precisa praticar os preços observados no mercado para poder competir, ao passo que Samantha precisa se preocupar com outros fatores (que não o preço) no processo de venda.pensando como economista expliqueconsiderando o conceito de mercado econômico porque existe essa diferença logica no processo de venda dos produtos

Soluções para a tarefa

Respondido por FabricioOk
15

Resposta:

PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO

Explicação:

O produto que Tomaz desenvolve é considerado homogêneo, ou seja, possui vários concorrentes no mercado com características similares. Esse mercado de produtos agrícolas é caracterizado por uma grande competição (alto número de compradores e vendedores) e nenhum apresenta poder suficiente para influenciar o preço final do produto.

Por isso, mesmo que Tomaz possua uma extensa produção de soja, sua quantidade ainda é pequena quando confrontada com a quantidade mundial de produção desse bem. Assim, ele possui pouca capacidade de influenciar no preço do produto, já que concorre com muitos outros grandes produtores e precisa se submeter ao preço internacional da soja.

Por outro lado, Samantha desenvolve um produto/serviço com poucos (ou nenhum) similares no mercado. Nesse caso, há pouquíssimos vendedores desse bem, o que permite a Samantha dominar inteiramente a oferta, livre de concorrência expressiva. Assim, não há alternativa aos compradores sensíveis à aquisição desse produto, a não ser pagar pelo preço ofertado por Samantha, que possui o completo poder de mercado. Devido à baixa concorrência, Samantha dificilmente recorrerá aos mecanismos convencionais de formação de preço e possivelmente adotará um preço atrativo para obtenção de mais vantagem econômica para seu negócio, reforçando sua maximização de lucros.

Respondido por winederrn
3

De um lado, Tomaz precisa vender a produção de soja com base nos preços praticados no mercado interno. Na prática, isso quer dizer que o sojicultor Tomas precisa avaliar as principais organizações que trabalham com análises de commodities agropecuárias e verificar quais são os preços mais comuns em cada praça.

Como exemplo de organização que trabalha com dados sobre os preços da soja, podemos citar: Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso (Aprosoja).

Por outro lado, Samantha precisa se preocupar com os fatores externos. Isso significa que ela vai estudar sobre os fatores presentes no ambiente externo e que não podem ser controlados por ela.

Como exemplos de fatores externos, podemos citar: mudanças climáticas, crises, criação de novas leis, avanço da tecnologia e mudanças de hábitos de consumo dos consumidores.

Aprenda mais sobre esse tema em:

https://brainly.com.br/tarefa/25623792

Vá e vença!

Anexos:
Perguntas interessantes