Filosofia, perguntado por robeguimaraes6043, 10 meses atrás

Tomás de Aquino não via conflito entre a fé e a razão, sendo possível para a segunda atingir o conhecimento da existência de Deus. Contudo, Tomás de Aquino defende a relação harmônica entre ambas, pois, se a razão demonstra a existência de Deus, ela o faz graças à fé que revela tal verdade. Assim, a filosofia de Tomás de Aquino insistiu nos limites do conhecimento humano.

Soluções para a tarefa

Respondido por MayaraVAssis
41

Bom dia!

A Filosofia de Tomás de Aquino gira em torno do Antopocentrismo, ou seja, o Deus no centro do Universo regendo todas as coisas. No tempo que ele viveu, a influência da Igreja era muito forte e regia o pensamento das pessoas. No entanto, existiam aqueles que não aceitavam a existência de Deus, acreditando que isso não fosse um comportamento racional.

Tomás de Aquino então, propôs um novo modelo onde fé e razão pudessem caminhar juntos, levando em consideração de que o ser humano é um ser racional, mas também tem uma alma, e esta é dada por Deus, sendo parte dEle.

Respondido por ingridcavassani
41

Resposta:

Existe um domínio comum á fé e a razão. Este domínio é a realidade do mundo sensível, morada humana, que a razão pode conhecer, porque a realidade sensível oferece á razão os vestígios imperfeitos da substancia de Deus.

Explicação:

Perguntas interessantes