Filosofia, perguntado por terezinhafs1, 1 ano atrás

Tómas de Aquino afirma que o fato de Deus existir é obvio para a própria razão. Que argumento ele usa para justificar essa afirmação?



Soluções para a tarefa

Respondido por joaovicent
85
Ele usa o "Argumento de Grau".

terezinhafs1: vc pode explicar melhor?
joaovicent: Esse argumento é uma das “Cinco Provas de Deus” de São Tomás de Aquino, e ainda provoca debate. Aqui está a declaração de Aquino, traduzida do latim (não perfeitamente): “A quarta prova origina-se dos graus descobertos nas coisas.
joaovicent: Pois é descoberto maior ou menor grau de bondade, de verdade, nobreza e outras coisas. Mas ‘mais’ ou ‘menos’ são termos falados sobre várias coisas que vão se aproximando de diversas maneiras a algo que é o ‘maior’, assim como no caso do ‘mais quente’ se aproximar do que seria o ‘maior calor’.
joaovicent: Existe, portanto, algo ‘mais verdadeiro’ e ‘melhor’ e ‘mais nobre’, que, em consequência, é o ‘maior ser’. As coisas que são as maiores verdades são os maiores seres, como se afirma na Metafísica. Além disso, o que é o maior e o melhor é, de outro modo, a causa de todas as coisas pertencentes a ele; assim fogo, que é o maior calor, é a causa de todo o calor, como é dito no mesmo livro (cf. Platão e Aristóteles).
joaovicent: Portanto, existe algo que é a causa da existência de todas as coisas, e da maior bondade e de toda a perfeição. Chamamos isso de ‘Deus’”.
terezinhafs1: obg
joaovicent: De nada !
Respondido por larissamagrani
1

De acordo com Santo Tomás, há 5 vias que levam para a existência divina.

Cinco vias da existência de Deus

  • 1ª: Primeiro Motor - essa teoria concebe que tudo que se move só se move, porque algo moveu. Assim, pode-se perguntar quem move Deus. A resposta é que Deus automovimenta-se e autoimpulsiona-se por ser eterno.

  • 2ª: Causa eficiente -tudo que existe no mundo foi consequência de outro ser no mundo. Tudo é causa e efeito. Contudo, Deus não possui causa em sua criação. Assim, Ele é a sua própria causa primeira.

  • 3ª: Ser necessário - Deus é necessário, porque ele é criador e criou tudo do nada, inclusive a Si próprio. Com isso, se Ele não existisse, nada existiria.

  • 4ª: Ser perfeito - Para Santo Tomás, há hierarquia de perfeição nos seres imperfeitos. Assim, o Perfeitíssimo é Deus. Após, são os anjos, pois são criaturas imortais e, por último, os seres humanos, que possuem a matéria e o pecado original como afastamento da perfeição.

  • 5ª: Inteligência ordenadora - no mundo, há uma espécie de inteligência que controla tudo. Tal inteligência é responsável por ordenar e "ditar as regras". O Ser que possui a inteligência ordenadora é Deus (acima do caos e do acaso), que cria e determina tudo o que existe.

Para saber mais sobre Santo Tomás de Aquino: brainly.com.br/tarefa/20075179

Anexos:
Perguntas interessantes