Tomando por base trabalhos historiográficos produzidos sobre a Escola Normal em diversos estados brasileiros, a história percorrida por essa instituição, da perspectiva da ação do Estado, ou seja, da política educacional por ele desenvolvida. Nascidas no século XIX ao nível de modestas escolas primárias e centradas sobretudo no conteúdo a ser ensinado, as escolas normais foram aos poucos incorporando um conteúdo didático-pedagógico. O ideário escolanovista as marcaria definitivamente, deslocando a ênfase de seu currículo para as denominadas "ciências da educação".
TANURI, Leonor Maria. História da formação de professores. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, n. 14, p. 61-88, ago. 2000. Disponível em: . Acesso em 15 Jun 2020.
Considerando o contexto de criança das Escolas Normais e seus objetivos, é correto o que se afirma em:
I. Quando criado em 1835, o Curso Normal, tinha como principal propósito a formação de professores que iriam atuar no ensino primário, como era chamado naquela época.
II. O Curso Normal era um ensino privado que formaria professores para a catequese no ensino fundamental e médio, já que o catolicismo era predominante no país no período republicano.
III. O Ensino Normal foi exclusivo do período Colonialista no Brasil, pois tinha a intenção de “domesticar” os alunos negros e indígenas para o trabalho análogo ao escravo para a Coroa portuguesa.
IV. As Escolas Normais eram uma tentativa de incluir as crianças com dificuldades de aprendizagem ou deficientes nas escolas conhecidas como Normais, ou regulares junto com outras crianças.
É correto o que se afirma em:
Soluções para a tarefa
Respondido por
6
Resposta:
Explicação:
cidaconsolata:
Respondi a l
Respondido por
0
Resposta:
me de a resposta certa
Explicação:
Perguntas interessantes