Tomando por base o contexto internacional da Guerra Fria, a partir da segunda metade da década de 1940, aponte medidas internas e externas do governo do marechal Dutra que caracterizaram o alinhamento do Brasil aos Estados Unidos.
Soluções para a tarefa
resposta:
A diminuição do controle do Estado sobre a economia, de acordo com o modelo liberal, revelou-se problemática, visto que estimulou o crescimento das importações de bens não duráveis e levou ao rápido esgotamento das reservas financeiras do país. Assim, o governo teve de mudar a orientação excessivamente liberal da economia e valorizou a moeda brasileira em relação ao dólar estadunidense.
O Governo de Eurico Gaspar Dutra (1946 a 1951) ocorreu durante o período do Macarthismo americano e do início da Guerra Fria. Internamente, o Brasil mostrou sua aliança aos Estados Unidos ao reprimir os partidos e organizações de esquerda, como o PCB. Externamente, o país rompeu suas relações diplomáticas com a União Soviética.
A Guerra Fria foi marcada pela polarização política e econômica entre Estados Unidos e União Soviética, que representavam as ideologias capitalista e socialista, respectivamente.
A América Latina foi constantemente influenciada pelos americanos, que interferiram através das relações diplomáticas, e apoiaram as ditaduras militares na Nicarágua, no Chile e no Brasil, por exemplo.
Governo Dutra
- Eleito em 1945, deu início ao mandato em 1946 diante de uma crise política instaurada pelo Estado Novo.
- A principal medida do seu governo foi convocar a Assembleia Constituinte e aprovar a Constituição de 1946, que destituiu a carta de leis de 1937.
- Deixou clara sua aliança aos Estados Unidos e ao capitalismo diante da polarização política da Guerra Fria.
- Perseguiu os comunistas e interferiu diretamente em dezenas de sindicatos.
- Houve incentivo da produção industrial, para equilibrar a balança comercial.
Sobre o governo Dutra, confira: https://brainly.com.br/tarefa/39068049
#SPJ2